Transformar e reciclar são palavras que acompanham a vida do servidor público Márcio José de Souza, de 36 anos. Nascido em Imperatriz, no Maranhão, o artista mora em Roraima há quinze anos. Encantado pela paisagem natural do estado, ele resolveu dar uma força ao meio ambiente por meio de um trabalho desenvolvido no quintal de casa.
Ele mostra que usa a criatividade como ferramenta de trabalho, conseguindo transformar pneus velhos, que não teriam mais nenhuma utilidade, em utensílios de decoração. Essa iniciativa tem garantido uma renda extra.
Em casa mesmo, Márcio criou uma oficina improvisada onde desenvolve um trabalho cuidadoso através de um olhar crítico e exigente: transformar pneus em jarros de plantas, cadeiras, mesas e peças que decoram o ambiente. A ideia surgiu quando Márcio perdeu uma comissão e precisou de dinheiro para manter a família. Casado e com três filhos, a criatividade foi a saída. “Vi umas fotos em um site espanhol, ai resolvi tentar fazer em casa e deu certo”, contou.
Márcio é formado em Letras e Literatura. Segundo ele, foi na faculdade, enquanto era estudante, que tomou gosto pela arte. “Acho que todo brasileiro tem um pouco de artista. Sempre estou inventando uma coisa diferente. Acho que a necessidade nos torna criativos”, relata.
Os móveis são feitos com resíduos usados com pneus coletados em diversas regiões da cidade. Quem associa pneu à poeira e sujeira, se surpreende com as criações do artista. As peças são, além de confortáveis, duráveis e com estilo diferenciado, com aspecto limpo e novo.
Márcio demora cerca de três a quatro horas para fabricar uma peça, e dependendo do material consegue vendê-la no valor de R$ 130,00. As peças são feitas sob encomenda em diversas cores. O telefone para contato é (95) 991436681.