Entretenimento

Transformação por hábitos alimentares

O segredo para emagrecer é simples: reeducação alimentar somada à atividade física

Emagrecer é resultado de muita dedicação e paciência. Segundo a auxiliar contábil Líbia Brígido, de vinte e sete anos, perder peso engloba diversos motivos, e todos envolvem saúde física e mental. “Não estava me sentindo confortável comigo mesma. Estava com baixa autoestima, desanimada com qualquer atividade e sofria mudanças de humor constantes”, relembra. A jovem queria se ver livre de doenças e do efeito sanfona.

Ela era mais uma daquelas pessoas que por muito tempo se acostumaram com o sobrepeso, porém, com o passar do tempo, perceberam que esse estilo desregrado acarreta inúmeras doenças, tanto físicas quanto emocionais. A cada tentativa de começar uma dieta ou algum exercício físico, aparecia um motivo para desistir, mas dessa vez foi diferente.

“Tudo começou no início do meu casamento, com o grande incentivo do meu marido e da minha mãe. Foi um grande desafio. Tive que mudar minha forma de pensar e aprender a ter paciência”, contou. A partir daí, ela trocou os alimentos gordurosos e calóricos por alimentos saudáveis e frescos na rotina alimentar da família.

“Em casa, eu e meu marido começamos a fazer reeducação alimentar por conta própria, pegando informações na internet e usando aplicativos do celular para anotar as alimentações saudáveis do dia para saber o quanto estamos consumindo”, relatou.

Outro ponto importante para quem quer perder peso é a atividade física. Líbia e seu marido, Paulo Brígido, começaram a frequentar academia uma hora por dia e até a correr aos domingos.

“Foi tudo sem pressa e sem dietas malucas. Os resultados foram aparecendo aos poucos. Depois de quase dois anos, ainda separo uma hora do dia para ir à academia”, contou.

A perda de peso foi lenta: vinte quilos em dois anos. Mas o autocontrole e a determinação foram palavras-chaves para quem busca o emagrecimento de forma saudável. Além de estar mais saudável, sua autoestima melhorou.

“Hoje me aceito mais. Com esse novo estilo de vida, aprendi a me amar por dentro e por fora e até a enfrentar melhor as adversidades da vida. Está sendo um grande aprendizado até hoje”, contou.

Para aqueles que querem perder peso, Líbia diz que é uma escolha e não é necessário passar fome. “Não precisamos passar fome para emagrecer, porque a boa alimentação deve ser para a vida inteira. Na alimentação, temos que fazer as escolhas certas, preferir carboidratos integrais, frutas em vez de doces, preferir carnes magras, fazer a diminuição do sal e açucares, maneirar nas bebidas alcoólicas”, contou.

Ela e o marido não pararam com os encontros sociais. “Até nos finais de semana devemos nos controlar, mas como somos seres sociáveis e, se em alguma reunião com amigos e família chegarmos a comer alimentos mais gordurosos, recomendo no dia seguinte continuar com a alimentação saudável e fazer algum exercício aeróbico, como correr ou caminhar em ritmo acelerado”, disse.

Outra dica é se pesar uma vez na semana, mesmo que tenha saído do controle. “É sempre bom procurar boas informações e não cair em contos. Algo muito importante: Beba água! Hoje faço treino de musculação três vezes por semana e exercícios aeróbicos, duas vezes. Separar 1 hora por dia para exercícios faz muita diferença, e o restante é o cuidado na alimentação”, contou.

Líbia continua fazendo o controle das calorias e usa o aplicativo “Myfitness Pal”. “Meu objetivo agora é emagrecer os últimos quilos e alcançar um pouco da definição muscular. No meu caso, não estava me sentindo confortável com meu corpo anterior. Meu novo estilo de vida é uma terapia para a vida inteira. Fico feliz em estar compartilhando a minha experiência”, finalizou.