As cinco equipes que disputavam a Gincana do Centro Universitário Estácio da Amazônia arrecadaram, juntas, mais de 4.600 fraldas descartáveis adultas e infantis. Uma parte vai para o abrigo infantil e outra parte será distribuída em ações no Hospital Materno Infantil e Hospital Santo Antônio, diretamente para mães carentes. Já as fraldas geriátricas serão entregues na Casa do Vovô e no grupo Anjos de Luz.
A ação faz parte dos trotes solidários do Centro Universitário Estácio da Amazônia, que incentiva os alunos a fazerem um trote moderno que mescla ações sociais e atividades recreativas.
Segundo a reitora, Brena Linhares, a instituição, promove, anualmente, a Gincana de Boas-vindas com o objetivo de promover práticas esportivas, culturais, de conhecimentos e sociais, com caráter recreativo, como forma de acolhimento dos novatos: os chamados calouros.
“Nossa ideia é sempre buscar a integração dos acadêmicos que estão entrando na instituição e os veteranos com a comunidade do Centro Universitário Estácio da Amazônia”, disse.
Programação
Ontem, dia 11, as equipes promoveram desfiles das torcidas e a escolha do Mister e da Miss do Centro Universitário. Neste sábado, as provas serão pela manhã, no Abrigo Infantil Viva Criança, no bairro São Vicente, das 8h às 12h, e à tarde, na Casa do Vovô, no bairro Mecejana, das 14h às 18h.
De acordo com Brena, os acadêmicos vão promover oficinas de dança e música, teatro de fantoches, pintura de rosto e uma festa de aniversário em cada um dos locais da prova. “Com direito a tudo, desde o bolo, decoração, até a animação de palhaços”, comentou.
O encerramento da programação acontece na segunda-feira, dia 14, a partir das 14 horas, na Estácio, no bairro União, com a prova da coreografia e apresentação da prova do Facebook e do YouTube. Brena explica que as equipes criaram páginas nas redes sociais adotando suas marcas e cores, e alimentaram diariamente esses perfis com fotos e comentários referentes à Gincana. Critérios como criatividade, animação e a participação de todos os membros, foram considerados.
Ainda durante o encerramento, deve ser apresentado o resultado final da Ação Solidária de arrecadação de alimentos. “Os alunos estão trabalhando nessa prova desde o começo das aulas”, salientou Brena lembrando que o programa Mesa Brasil estará no local para receber os alimentos e proceder sua distribuição.
As equipes são: Canes Venatici (Direito e Agronegócios), Chamaeleon (Administração, Gestão Pública, Gestão Comercial e Recursos Humanos), Áquila (Ciências Contábeis e Comunicação Social), Draco (Sistemas de Informação, Computação, Redes, Design Gráfico e Pedagogia) e Orion (Gestão Ambiental, Serviço Social e Engenharia Civil).
ABRIGO INFANTIL – A instituição interna crianças de até 12 anos em situação de vulnerabilidade. Atualmente, estão na instituição 29 crianças, sendo: 05 crianças com até 2 anos; 02 crianças especiais (condições física e mental frágeis); 10 crianças de 5 a 8 anos e 12 crianças de 8 a 12 anos.
CASA DO VOVÔ – A casa atualmente abriga 37 idosos, entre 65 e 92 anos, em situação de vulnerabilidade. Os internos se dividem em 04 mulheres e 33 homens.