Entretenimento

Veja como aproveitar alimentos que costumamos descartar

Você já imaginou quantas toneladas de alimentos são descartados diariamente ao redor do mundo? Segundo a ONU, na agricultura e na alimentação, 30% dos alimentos produzidos no mundo são jogados fora antes mesmo de chegar à mesa do consumidor. Muitas vezes o desperdício está no desinteresse do consumidor em produtos que fujam ao padrão estético estabelecido.
De acordo com a nutricionista Paula Lima, esses produtos possuem qualidade tanto no sabor quanto em seus nutrientes. “Existem alguma forma de reaproveitar esses alimentos sem precisar descartar” exemplifica. Entre as dicas para reaproveitar, a nutricionista indica utilizar até mesmo as águas que cozinham os alimentos.
Um cardápio no qual se aproveitam talos, cascas e folhas pode parecer estranho. Mas em muitos casos, os itens geralmente descartadas podem ter tantos ou até mais nutrientes que a polpa e a semente de frutas e das verduras, ou a folhagem de vegetais.
Segundo ela, as águas de batatas cozidas com casca retém carboidratos, vitaminas B6 e C, potássio, cobre, magnésio e ácido fólico. “Use para preparar arroz, massas e sopas” explica a nutricionista. Ingerir folhas de alface mesmo murchas rendem um prato cheio de nutrientes.
“A alface é rica em vitaminas A e K, ferro, fósforo, potássio, manganês, carotenoides e fibra, só é preciso ter cuidado em lavar bem os alimentos antes de comê-lo” ressaltou.
As sementes de tomate têm vitamina C e podem ser aproveitadas nos molhos de massas. “É costume descartar as sementes, mas geralmente são onde mais existem proteínas. Só não podem ser batidas no liquidificador ou no processador, para não amargarem o prato” explica a especialista.
Ossos e a carcaça do frango dão um caldo rico em proteínas, que pode ser usado para risotos, arroz, polenta e uma canja.
Ela ainda cita que o reaproveitamento de alimentos deveria ser adotado pela população. “Tudo pode ser aproveitado. Além de se diminuir gastos com a alimentação, a saúde do brasileiro só tem a agradecer”, finaliza.
Dicas para reaproveitar alimentos
Congele raspadinhas:
Se você fez um suco de limão, laranja ou de alguma outra fruta cítrica e as cascas sobraram, você pode ralá-las com um ralador e acondicioná-las no freezer em um recipiente adequado. Quando você tiver vontade, é só retirar as raspas do freezer e fazer sua raspadinha.
Azeite cítrico:
Triture cascas de frutas cítricas com um pilão (em um vaso de metal ou de madeira) com um pouco de óleo. Coloque em um frasco com mais óleo e deixe descansando por seis horas. Depois desse período, acondicione em um recipiente limpo para uso em sua salada;
Fazer batatas fritas com casca
Misture cascas de batata com bastante suco de limão e azeite. Espalhe as cascas de batata em camadas em uma assadeira e leve ao forno na temperatura de 400 graus, mexendo de vez em quando até dourar (cerca de dez minutos). Tempere a gosto;
Faça uma sopa: Ferva cascas de batata, de cebola, de cenoura, além de alho poró e de outros vegetais a gosto para fazer uma bela sopa. Salsinha e cebolinha também vão bem nesse caldo;
Temperos na sopa ou no caldo verde:
Cascas de queijo podem ser acrescentadas a sopas ou caldos para dar um toque especial no sabor e na textura;
 Adicionar queijo às verduras:
Cascas de queijo podem ser acrescentadas às verduras refogadas. O sabor fica excelente;
Açúcar mascavo suave:
Se você é vítima do açúcar mascavo endurecido, tente adicionar casca de limão para mantê-lo úmido e maleável.