Entretenimento

Zombie Walk reúne apaixonados pelo mundo do terror

Dezenas de apaixonados pelo mundo do terror capricham na maquiagem e andam pelas ruas

A cada ano, surgem novos eventos e grandes espetáculos direcionados principalmente ao público nerd/geek, que é como geralmente se autodenominam aqueles que apreciam as vertentes dessa cultura cada vez mais popular. Os elementos da cultura pop são os mais diversos possíveis e podem ser vistos em danças, peças de teatro, filmes de cinema, histórias em quadrinhos, séries de TV, músicas e muito mais.
Uma das vertentes da cultura pop que tem ganhado grande destaque ao longo dos últimos anos é a que explora a temática dos zumbis, os emblemáticos mortos-vivos que, de acordo com a ficção, cedo ou tarde, poderão existir entre nós.
Para celebrar esse movimento, estudantes, fãs e fascinados por histórias de terror se reúnem em uma passeata chamada Zombie Walk. A brincadeira funciona como uma marcha pública onde pessoas se fantasiam como zumbis. A idéia surgiu na Califórnia, em 2001, e começou a ser realizada em todo mundo.
Em Boa Vista, o evento vem sendo feito desde 2011, no dia 2 de novembro, organizado por estudantes. A ideia surgiu em uma conversa de um grupo de amigos que tem como objetivo proporcionar uma forma de divertimento alternativo na Cidade, pois eventos culturais como esse são raros por aqui. Além disso, a Zombie Walk busca promover um espaço de socialização para quem gosta de zumbis e filmes, seriados e jogos de terror.
O objetivo é juntar o maior número de pessoas que for possível, tanto de fãs como de curiosos. A captação de participantes é feita principalmente por meio do Facebook. A caminhada terá como ponto de partida o Forródromo do Parque Anauá, a partir das 15 horas, e seguirá para a Praça do Complexo Esportivo Ayrton Senna, passando pelo Portal do Milênio até chegar ao Coreto da Praça do Centro Cívico e retornando para a Praça das Águas.
Elvis Sousa, de 19 anos, é um dos organizadores do evento e explica que existe uma série de instruções que os participantes devem seguir. “Não avance, não jogue coisas, nem ataque as pessoas, principalmente crianças, idosas e pessoas que não estão participando da caminhada. O único contato recomendado é fazer caretas, grunhidos e olhares como forma de brincadeira, afinal a graça é estar fantasiado” explica.
Não é permitido levar bebida alcoólica, armas ou objetos que possam perfurar, cortar ou queimar alguém. “Não cometa atos de vandalismo! Respeite quiosques, bares, lanchonetes, lojas, residências e igrejas! Afinal, não é por que você está vestido de zombie que pode agir como um idiota e sair impune”, comentou. Como surgiu a Zombie Walk?
A primeira Zombie Walk foi realizada na cidade de Sacramento, na Califórina, EUA. O evento, que aconteceu no dia 19 de agosto de 2001, recebeu o nome de “O Desfile Zumbi” e promovia um festival anual de Cinema da Meia-noite.
O evento é uma passeata na qual pessoas de todas as idades, fãs de filmes, seriados e jogos de terror vestem-se e maquiam-se de zumbis para caminhar num trajeto já definido com o objetivo de divertirem-se.
No Brasil, a primeira Zombie Walk aconteceu na cidade de Belém, no Pará, em 29 de outubro de 2006. A maior Zombie Walk brasileira já realizada aconteceu em São Paulo, no ano de 2011, e reuniu cerca de 20 mil pessoas de diversas cidades.
Serviço Zombie Walk Data: 02 de novembro Local: Parque Anauá Hora: A partir das 15 horas Informações: 9161 1245