EMPREENDEDORISMO

Especialista dá dicas sobre como utilizar as redes sociais para alavancar suas vendas na Páscoa

Redes sociais assumem um papel fundamental para alcançar uma nova clientela e consolidar o relacionamento com os clientes já existentes.

Redes sociais podem impulsionar vendas e alcançar novos clientes - Foto: Nilzete Franco/FolhaBV
Redes sociais podem impulsionar vendas e alcançar novos clientes - Foto: Nilzete Franco/FolhaBV


Com a chegada da Páscoa, pequenos empreendimentos, especialmente aqueles voltados para a produção de chocolates, vislumbram uma excelente oportunidade para impulsionar suas vendas. Nesse cenário, as redes sociais assumem um papel fundamental para alcançar uma nova clientela e consolidar o relacionamento com os clientes já existentes.

Saulo Malbar, docente do curso de Publicidade e Propaganda na Estácio, ressalta a importância das redes sociais. “As redes sociais são fundamentais para impulsionar as vendas na Páscoa. Com um bom planejamento e conteúdo criativo, os pequenos negócios podem se destacar e alcançar sucesso nessa data comemorativa.”

A fim de auxiliar os empreendedores, o especialista compartilhou algumas orientações sobre como aproveitar ao máximo as redes sociais para seus empreendimentos:

  1. Investir em imagens de alta qualidade: fotos e vídeos de qualidade superior tornam o produto mais atrativo. “Não é necessário equipamento profissional. Atualmente, com uma boa iluminação, qualquer celular é capaz de capturar imagens de qualidade!”, complementa Saulo.
  2. Mostrar os bastidores: compartilhar vídeos que revelam o processo de produção. “Esse tipo de conteúdo é ideal para o TikTok e para ser compartilhado nos stories do Instagram”, orienta.
  3. Engajar com o público: responder aos comentários, realizar enquetes e interagir com os seguidores para construir relacionamentos sólidos.
  4. Utilizar hashtags: as hashtags funcionam como palavras-chave que facilitam a descoberta do conteúdo nas ferramentas de busca de cada plataforma. Exemplos incluem: #chocolateartesanal #ovodecolher #ovodepascoa.
  5. Estabelecer parcerias com influenciadores: muitos influenciadores estão dispostos a receber degustações para criar conteúdo com dicas, sem custo adicional. “Selecione influenciadores que possuam um público semelhante ao seu e envie amostras do seu produto. Não se esqueça de incluir um cartão explicando a sua história e como entrar em contato”, recomenda.

Ele salienta que até mesmo os estabelecimentos que não comercializam produtos relacionados à Páscoa podem aproveitar a temporada para aumentar o faturamento.

“Esse é um período que gera um grande fluxo de pessoas em shoppings e centros comerciais. Então se você já estava planejando alguma promoção, esse pode ser o momento ideal para colocar em prática”, finaliza.