![Espetáculo é baseado na obra de Ernandes Dantas (Foto: Divulgação) Espetáculo é baseado na obra de Ernandes Dantas (Foto: Divulgação)](https://uploads.folhabv.com.br/2025/02/nyoNtKGV-post_promo_capa.webp)
O espetáculo teatral “Rufina: Devorada ou Encantada?”, uma adaptação do livro do autor Ernandes Dantas, conta uma história que se passa em Mucajaí em um pequeno vilarejo com pessoas dependendo do que pescam e o que plantam. Uma história onde a magia acontece e onde a natureza dita o rumo das vidas. A apresentação será no domingo (9), a partir das 19h30, no Teatro Municipal – Sala Teatro Escola, com entrada gratuita. Ao todo, há 165 vagas.
A peça conta a história de Maria Rufina, uma senhora que vai pescar no baixo rio Mucajaí, na década de 1940 e, simplesmente, desaparece sem deixar rastros. O seu desaparecimento intriga a família, os amigos e a população da vila Fernando Costa.
O espetáculo está dividido em quatro atos, com duração de 20 minutos cada e conta com elenco de dez atores locais. Segundo a produção, a música, poesia e vários diálogos dramáticos fazem da história um momento vibrante onde verdade e ficção se encontram, mexendo com o imaginário do público.
A narrativa teatral foi pensada e escrita com a intenção de ensinar, especialmente as crianças, a amar e preservar a natureza, a respeitar o próximo, principalmente os mais velhos, a aprender a ouvir suas narrativas, e a valorizar a cultura regional. A compreensão do espetáculo é que a lenda é uma narrativa transmitida oralmente pelas pessoas, visando explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais, misturando fatos reais com imaginários.
Produção cultural
Segundo o produtor cultural Enos Almeida, A Lenda de Rufina é uma dessas histórias envolvidas por linhas afetivas de lembranças e magias. Ela narra a história, os encantamentos ou medos, que paralisam as pessoas diante da vida.
“Rufina, traz a discussão sobre a nossa capacidade de fazer por nós mesmo, de seguir adiante, de sermos racionais, mantendo a magia de acreditar no intangível, no extraordinário, atribuindo ao desconhecido respostas e razões para verdades não compreendidas, que fazem parte das nossas vidas”, destacou Enos.
Para o professor, poeta e ator Francisco Alves, a peça “Rufina: Devorada ou Encantada? é um “deleite estético e poético cheio de dramaticidade ao invocar sobre todos nós perguntas regidas pela emoção, restando a cada um investigar o que temos em comum com a personagem, e se estamos devorados ou encantados nessa vida.’’
A diretora do espetáculo, Yasmin Dádiva, reforçou que a produção foi contemplada no Município de Boa Vista pela Lei Paulo Gustavo – Edital Prêmio 007/2023; modalidade diversas áreas artísticas e culturais – Artes Cênicas.
Espetáculo Teatral: Rufina: Devorada ou Encantada?
- Data: Domingo (9)
- Local: Teatro Municipal – Sala Teatro Escola
- Horário: 19h30
- Público alvo: Crianças, jovens e adultos
- Entrada: Gratuita
- Contatos: (95) 99120-9993 (Yasmin Dádiva, da direção do espetáculo) e (95) 99157-3938 (da direção geral Ernandes Dantas).