![Objetivo da Feira Gaiata é dar protagonismo aos artistas locais e incentivar a realização de eventos culturais (Foto: Divulgação) Objetivo da Feira Gaiata é dar protagonismo aos artistas locais e incentivar a realização de eventos culturais (Foto: Divulgação)](https://uploads.folhabv.com.br/2025/02/UNuW6X6l-WhatsApp-Image-2025-02-12-at-14.44.31-1024x576.webp)
No próximo sábado (15), Boa Vista recebe a primeira edição da “Feira Gaiata”, um evento cultural que promete movimentar a cena local. A feira será na Fundação Ajuri, localizada na Avenida Major Williams, 2108, no Centro, a partir das 17h. A entrada é gratuita.
A programação do evento inclui exposição de artistas locais, feira com brechós, apresentações culturais e videomapping. A exposição de arte trará obras que refletem a realidade da periferia, permitindo ao público se conectar com as vivências e perspectivas dos artistas participantes. O evento surge como um espaço de expressão e visibilidade para a cultura periférica.
A iniciativa é do coletivo Kabokada, um grupo independente composto por três mulheres que atuam na área da moda por meio de seus brechós e estúdios: Rayka (@raykaroxha), Julieth (@furtakorr) e Suelen, mais conhecida como Suyuca (@xuellem).
“O coletivo é recente, nasceu em janeiro deste ano, mas sempre estivemos envolvidas juntas. Eu sou dona de um brechó e tivemos essa ideia, que agora se concretiza com o nosso primeiro evento como coletivo”, conta Suelen, uma das organizadoras.
O objetivo da Feira Gaiata é dar protagonismo aos artistas locais e incentivar a realização de eventos culturais que envolvam outros coletivos independentes do estado. “Queremos fortalecer a cena cultural e criar espaços onde a arte e a moda se encontram, proporcionando momentos de conexão e trocas entre os participantes”, destaca o coletivo.
Para outras informações, acompanhe o perfil do coletivo Kabokada no Instagram @Kabokada095_.