STREAMING

Harry Potter: Documentário conta história de jovem que ficou paraplégico durante gravação do filme

David foi o dublê oficial de Daniel Radcliffe desde o primeiro filme da saga

Harry Potter: Documentário conta história de jovem que ficou paraplégico durante gravação do filme

O jovem britânico David Holmes era ex-ginasta e atuava há anos como dublê de cenas de ação. Em janeiro de 2009, aos 28 anos, ficou paraplégico após um acidente no set de gravação de “Harry Potter e as Relíquias da Morte”. A sua história será contada no documentário “David Holmes: O Garoto Que Sobreviveu”, com produção do ator Daniel Radcliffe, o próprio Harry Potter.

O filme é uma produção da HBO Max e da Sky, com previsão de estreia em 15 de novembro nos Estados Unidos. A obra já conta inclusive com um trailer oficial, onde mostra cenas de David caracterizado de Potter antes do acidente, depoimentos de familiares, colegas de trabalho e como está sua vida atualmente. 

“Ser dublê é o melhor emprego do mundo. Você está sendo constantemente testado, arriscando tudo. Eu costumava voar. Nada é como antes”, explica o ex-ginasta. “Eu sabia que seria um dublê. Então eu consegui o melhor emprego do mundo. Ser o dublê oficial do Daniel (Radcliffe) nos filmes de Potter”, completa.

Mesmo com a difícil demanda, David foi o dublê oficial de Daniel Radcliffe desde o primeiro filme da saga e gravou cenas de ação do bruxo Harry Potter para todos os sete filmes. Prestes a finalizar as atividades da saga, já na gravação dos filmes finais de Harry Potter, foi quando ocorreu o acidente. David ensaiava uma cena de voo nos estúdios da Warner Brothers quando foi puxado por um fio para trás com certa velocidade. A prática é normalmente utilizada para replicar a ideia dos efeitos de uma explosão. 

No entanto, Holmes foi lançado até uma parede e quebrou o pescoço imediatamente. Ele foi levado ao hospital em estado de emergência e permaneceu internado por seis meses. Lá, ele descobriu que estava paralisado do peito para baixo, com movimentação limitada de braços e mãos. 

Desde então, o ex-dublê criou uma produtora com mais dois amigos e lançou um podcast onde fala sobre a arte de ser dublê e os riscos que os profissionais enfrentam nos sets de filmagem. Além disso, David também compartilha seus momentos com outras crianças com deficiência e métodos de como encontrar pontos positivos e o que comemorar em meio a tantas batalhas.

Confira o trailer oficial do documentário