James Earl Jones, voz icônica de Darth Vader e Mufasa, morre aos 93 anos nos EUA

O ator é eternamente lembrado como a voz de Darth Vader

Causa da morte não foi divulgada (Foto: Divulgação)
Causa da morte não foi divulgada (Foto: Divulgação)

O lendário ator James Earl Jones, conhecido mundialmente por dar voz a dois dos personagens mais emblemáticos da cultura pop — Darth Vader, da saga Star Wars, e Mufasa, de O Rei Leão — faleceu aos 93 anos nos Estados Unidos. A informação foi confirmada por sua assessoria, que, embora tenha comunicado a morte, não forneceu detalhes sobre a causa.

Um legado no cinema e na cultura pop

Além de ser eternamente lembrado como a voz de Darth Vader, personagem que ele interpretou na trilogia original de Star Wars e em outras produções da franquia, James Earl Jones também deu vida ao carismático Mufasa na animação O Rei Leão de 1994. Em 2019, ele reprisou o papel no remake de sucesso da Disney, eternizando ainda mais sua voz como o rei da savana.

Um artista multitalentoso

Mais do que apenas um dublador, Jones foi um ator renomado em diversas áreas do entretenimento, incluindo cinema, teatro e televisão. Ele faz parte do seleto grupo de artistas que conquistaram o EGOT, ou seja, que venceram os principais prêmios das indústrias do entretenimento: Emmy, Grammy, Oscar e Tony. No total, ele acumulou três prêmios Tony, dois Emmys e um Grammy. Embora nunca tenha vencido um Oscar competitivo, foi agraciado com um Oscar honorário em 2012 por sua contribuição à arte cinematográfica.

Carreira Memorável

Jones também foi memorável em seus papéis na comédia, como quando interpretou o Rei Jaffe Joffer no filme Um Príncipe em Nova York (1988), ao lado de Eddie Murphy, papel que ele também voltou a desempenhar na sequência Um Príncipe em Nova York 2, lançada em 2021.

Leia a Folha Impressa de hoje