O livro “Devaneios de uma assessora jurídica” que aborda histórias reais de presos atendidos pela Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR), será lançado no dia 13 de julho no Teatro Municipal de Boa Vista, a partir das 19h.
A obra foi escrita por Franciany Veras, que aos 39 anos, é assessora jurídica há quase 6 anos. Ela conta que viu na escrita um refúgio durante a pandemia e o livro foi escrito baseado no seu tempo de passagem pelo gabinete da execução penal, ramo esse que segundo ela, causa tanto receio de atuação no mundo jurídico.
“É um livro de ficção baseado em fatos reais. Embora as histórias tragam consigo como centro principal – a pessoa que se encontra privada de sua liberdade, ela é vivida, na maioria das vezes, pelos familiares que se socorrem à Defensoria Pública em busca da efetivação da Lei de Execução Penal” explicou.
A autora reuniu histórias inspiradas no cotidiano de uma assessora jurídica entre os anos de 2017 a 2022, e trouxe dilemas vivenciados durantes casos em que se deparou entre a linha tênue da realidade do sistema penal brasileiro e o princípio da dignidade da pessoa humana.
“Os atendimentos realizados nos mostram que é possível contribuirmos para mudar para melhor a vida das pessoas todos os dias, mesmo que com pequenos gestos, e nos ensina sobre o amor incondicional”, ressaltou Franciany.
HUMANIZAÇÃO
Para a defensora pública Aline Pereira, a iniciativa de Franciany em publicar o livro revela-se louvável, em humanizar os casos abordados pela DPE-RR diariamente.
“Ela mostra que por trás de cada um dos casos, existe uma história de vida, com suas glórias e percalços. Além disso, a autora, por meio de tão primorosa obra, nos faz lembrar da importância da leitura para o desenvolvimento pessoal e profissional de qualquer pessoa. Sem dúvida a publicação de um livro sob a visão de uma assessora jurídica, reforça a relevância social desta instituição indispensável à garantia constitucional do acesso à justiça, que é a Defensoria Pública”, destacou Aline.
LANÇAMENTO
Sobre a expectativa e o sentimento para o lançamento de seu primeiro livro, ela conta que o momento é de alegria e espera causar uma reflexão pessoal nos leitores.
“É indescritível o mix de sentimentos neste momento. A ansiedade é inevitável, e as expectativas para o lançamento são grandes. Espero que as pessoas ao lerem as histórias se sensibilizem, se emocionem e até reflitam sobre a vida, e que acima de tudo que conheçam e olhem para uma Defensoria Pública como uma instituição que busca sempre a promoção dos direitos humanos”, finalizou.
A noite de lançamentos e sessão de autógrafos será aberta ao público e para mais informações, basta entrar em contato com o número (95) 99111-9057.