Movimento Ocara Dabacuri celebra conquista em edital do MinC

Comitiva inclui artistas de Manaus e Parintins e está preparada para representar a cultura amazônica em Arequipa, no Peru

Agora, pela primeira vez, o evento será financiado por um edital do Governo Federal, marcando o início de uma trajetória internacional (Foto: Divulgação)
Agora, pela primeira vez, o evento será financiado por um edital do Governo Federal, marcando o início de uma trajetória internacional (Foto: Divulgação)

Uma comitiva de artistas da região Norte do Brasil se prepara para um evento cultural em terras peruanas, com o apoio da Agrupación Revolución de Arequipa. O evento, que será de 14 a 18 de março, contará com 17 artistas, entre músicos, dançarinos, produtores e cantores, e será financiado pelo Ministério da Cultura (MinC) por meio do edital de Mobilidade Urbana nº 01 de 2024.

O projeto Ocara Dabacuri – Andes: A saga dos Pajés foi selecionado no edital, trazendo grande expectativa e felicidade para os envolvidos. “Estamos extasiados com o resultado. Após muita luta e persistência, fomos agraciados com essa oportunidade única. Plantamos e agora vamos colher nossos frutos”, disse Dennis Martins, diretor-presidente do Movimento Cultural Ocara Dabacuri.

A comitiva inclui artistas de Manaus e Parintins e está preparada para representar a cultura amazônica em Arequipa, no Peru. O evento contará com um concurso para escolher a melhor representação de pajés, figuras místicas da floresta amazônica conhecidas por sua sabedoria ancestral e poderes de cura.

Teresa Kátia, vice-presidente do Movimento, destacou que novos projetos estão em andamento e serão inscritos em futuros editais. “Acreditamos que este é o primeiro de muitos editais que virão. Estamos no caminho certo para fomentar a cultura, tanto em terras macuxis quanto em outras partes do mundo”, afirmou Teresa.

Trilogia Ocara Dabacuri

O evento cultural Ocara Dabacuri, inspirado na cultura tupi-guarani, busca resgatar as festas folclóricas de Boa Vista e promover a cultura amazônica da toada, lendas e histórias ancestrais. Nos últimos quatro anos, foram realizados três grandes eventos sem apoio público, com a ajuda de parcerias e pequenos empresários.

Os eventos anteriores incluem Ocara Dabacuri – A saga das Cunhãs (2021), Ocara Dabacuri – Tributo à Amazônia (2023) e Ocara Dabacuri – Icamiabas (novembro de 2023), que contaram com a participação de artistas renomados como David Assayag, Mara Lima, Marcia Siqueira e Iana Yra.

Um novo capítulo

Agora, pela primeira vez, o evento será financiado por um edital do governo federal, marcando o início de uma trajetória internacional. Desta vez, o tema central será o místico pajé, com representantes de cerca de 60 grupos do Peru.