OUTUBRO ROSA

Mulheres em tratamento contra o câncer ganham dia de beleza para reforçar autoestima

Campanha “Doe e Compartilhe Felicidade”, que inclusive recebe doações de cabelos, segue até o final de outubro. Conheça algumas histórias de luta contra a doença

Mulheres participam de ação realizada em parceria com a Liga Roraimense de Combate ao Câncer (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)
Mulheres participam de ação realizada em parceria com a Liga Roraimense de Combate ao Câncer (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

O Salão Fios de Luxo resolveu presentear, com um dia de beleza, dez mulheres em tratamento contra o câncer. A iniciativa é realizada em parceria com a Liga Roraimense de Combate ao Câncer (LRCC), por meio da campanha “Doe e Compartilhe Felicidade”. Conheça a seguir algumas histórias de luta contra a doença.

Cida Miramontes: ‘estou tocando minha vida feliz’

Cida Miramontes faz acompanhamento contra o câncer de mama (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

O projeto visa devolver a autoestima a pacientes como Cida Miramontes, de 71 anos. “Você não tem só que cuidar do interior, mas também do exterior, tanto da saúde, como também da autoestima, da beleza”, ressaltou ela, que durante uma das piores partes de seu tratamento – a quimioterapia -, perdeu todos os cabelos e a sobrancelha. “Me olhava no espelho e dizia que não era eu”.

Em 2016, a aposentada, ao notar um “caroço” em uma das mamas durante autoexame feito enquanto tomava banho, resolveu procurar ajuda médica até obter o diagnóstico, já na fase inicial. Ela já precisou retirar a glândula mamária esquerda.

“Achei que Jesus já estava me chamando (risos). Então, eu encarei o diagnóstico com naturalidade, achei que era a minha sentença, que minha missão já estava cumprida. Mas fui ao médico, ele me explicou tudo, que eu não iria morrer, porque eu descobri precocemente e iria dar tudo certo”, disse.

Sete anos depois do diagnóstico, praticamente na metade dos 15 anos em que se pode declarar a cura da doença, ela se sente “renovada, uma guerreira”. “E estou tocando minha vida feliz”, declarou Cida, que acaba de chegar à fase de acompanhar a doença a cada ano. “Está correndo bem, espero que continue assim. O acompanhamento é pra vida toda”, ressaltou.

Maria Lúcia: ‘o que dói é o diagnóstico’

Maria Lúcia conta drama pessoal contra os cânceres de mama e de colo de útero (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

Maria Lúcia, 54, está há quase 20 anos em estado de atenção para que os cânceres de colo uterino e de mama não retroajam em sua vida. Para ela, uma das piores partes da luta contra o câncer é o próprio diagnóstico – que no caso dela, foi dificultoso porque o nódulo se movia na mama. “A mamografia não dói. O que dói é o diagnóstico, o tratamento, uma biópsia, isso, sim, dói e demora”, disse.

“Não deveríamos prestar atenção só no Outubro Rosa. O câncer é no ano todo. Ele evolui todos os dias. Para que as mulheres fiquem mais atentas: a mamografia é uma coisa bem rápida, e tranquila. A partir dos 40 anos, deve fazer por obrigação”, alertou.

E para reforçar essa luta, ela considera cortar o cabelo e fazer escovação, unha e sobrancelha como importante para melhorar a autoestima em um momento doloroso da vida. “Quem não gosta de fazer uma unha, fazer o cabelo, mudar o visual? É tudo de bom”, diz.

Morella Fernandez: diagnóstico recente

Morella Fernandez luta contra o câncer de mama (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

Desde agosto de 2022, a profissional do lar, Morella Hernandez, 57, luta contra o câncer de mama. Já 22 dias, ela foi submetida a cirurgia para retirar um nódulo da mama direita. Antes, já passou pela quimioterapia e segue sob observação. “O nódulo bem pequeninho e tava bem no começo. Agora a gente está só correndo atrás”, disse.

O esposo dela, o autônomo Raimundo Oliveira Lima, 71, precisou largar o emprego fixo para se dedicar à luta da companheira. “É disso que o paciente precisa”, disse. “O acompanhante sofre mais do que o paciente, porque você não pode fazer nada. E tua ideia é ver aquela pessoa em paz”, destacou.

Campanha ‘Doe e Compartilhe Felicidade’

Ação teve corte de cabelo (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

A campanha “Doe e Compartilhe Felicidade”, que inclusive recebe doações de cabelos, segue até o final de outubro. Os interessados em colaborar podem entrar em contato com o Salão Fios de Luxo pelos números (95) 99970-9075 e (95) 98125-2400 ou pelo Instagram @fiosdeluxorr.