VIAGEM E TURISMO

Pensou em viajar? Saiba quais dicas de segurança para contratar uma agência

O principal é buscar uma agência regular, cadastrada no Ministério do Turismo e credenciadas em associações de viagens

Em Roraima, existem apenas 31 empresas cadastradas no Ministério do Turismo. (Foto: arquivo/FolhaBV)
Em Roraima, existem apenas 31 empresas cadastradas no Ministério do Turismo. (Foto: arquivo/FolhaBV)

As férias chegaram ao fim, mas nunca é mau tempo para planejar as próximas viagens. No entanto, é preciso fazer alguns passos que evitam a dor de cabeça na hora de contratar uma agência de turismo.

Quando pensar em organizar suas férias ou viagem a trabalho, procure antes uma agência que seja regular, com CNPJ e Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos). Em Roraima, existem apenas 31 empresas cadastradas no Ministério do Turismo.

A presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens em Roraima (ABAV-RR), Lena Matos, reforçou que o principal é a situação credencial da empresa de turismo. Segundo ela, escolher uma empresa credenciada à ABAV, ou outras associações como Associação Brasileira de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA), é priorizar qualidade e profissionalismo.

“Ao escolher uma empresa de turismo credenciada na ABAV, os viajantes podem ter a garantia de que estão lidando com profissionais capacitados e experientes, que seguem as normas e regulamentos estabelecidos pelo órgão. Isso proporciona maior segurança e tranquilidade durante o planejamento e a execução da viagem”, afirma Lena.

Outro ponto relevante é a proteção ao consumidor com os serviços que a empresa oferece para o destino e em caso de emergência. “Ao contratar uma empresa cadastrada na ABAV, os viajantes têm seus direitos assegurados e podem contar com a própria agência, caso haja qualquer problema ou insatisfação com os serviços prestados”, pontua a presidente.

Próximos passos

Depois de garantir a regularização das empresas, é preciso dar atenção às taxas e boas referências. Qualquer pacote de viagens pode inclui taxas, mas o problema está quando a agência não informa sobre elas.

Por isso é importante perguntar quais taxas e valores estão incluídos ao pacote que se está interessado. Em alguns casos é até possível negociar essas taxas, fazendo com que os valores cobrados sejam mais baratos. No entanto, é preciso ter atenção, pois se agência enrolar muito para esclarecer sobre elas ou dar indícios de que está faltando com a verdade, é melhor descartá-la logo!

Quanto às buscas por boas referências, isso é praxe para qualquer serviço. No caso de agências de turismo e viagem, a análise pode ser feita pelas redes sociais, comentários ou em sites de avaliação de serviços. Um critério muito indicado por quem curte viajar, é ver agilidade na solução de problemas, muito presente nas avaliações de quem já contratou a empresa.