PODCAST COFFEE PUB

Por que o autoconhecimento é a chave para a felicidade? Terapeuta explica

A terapeuta Asalene Almeida esteve no último episódio do Podcast Coffee Pub para falar do assunto

Asalene Almeida e Marleide Cavalcante conversaram sobre conhecimento pessoal. (Foto: reprodução)
Asalene Almeida e Marleide Cavalcante conversaram sobre conhecimento pessoal. (Foto: reprodução)

Atualmente muito se fala sobre o conhecimento pessoal, uma capacidade humana que ajuda na tomada de decisões, relacionamentos e até no campo profissional. Será essa, então, a chave para a felicidade?

A terapeuta Asalene Almeida esteve no último episódio do Podcast Coffee Pub, com Marleide Cavalcante, para falar do assunto. Segunda ela, no mundo atual autoconhecer situações positivas para vida e se afastar da negatividade, é premissa básica de felicidade.

“No geral, é um mergulho para dentro da gente, onde quanto mais você se conhece, mais você percebe que pode fazer modificações na sua vida, você pode se melhorar e se aperfeiçoar cada vez mais”, destacou Asalene.

A terapeuta reforçou que o processo de autoconhecimento pode ser feito sozinho ou com auxílio da terapia, de livros, de cursos e vários outros meios. Assim, a partir do momento em que a pessoa conhece o seus gostos, emoções, reações e forma de pensar, não se limita às certas situações e aos impulsos ou desejos.

“Não podemos viver por instinto animal. Porque é isso que o animal faz, não se controla, vai agir e viver viver por esse impulso, das necessidades mais básicas dos instintos. Nós somos seres humanos racionais e, para que sejamos esse ser humano de verdade, precisamos controlar esses instintos animalescos”, aponta.

No episódio ela explicou ainda sobre a importância das intenções, que vibram o campo energético humano, e o quanto o sentimento impulsivo pode ser negativo para as realizações pessoais de cada um.
O episódio completo do Podcast Coffee Pub está disponível no canal do Youtube: @podcastcoffeepub7484; nas redes sociais do @podcastcoffeepub e @podcaststudiocoffee; e toda quarta e sexta-feira, os episódios editados na TV Cultura, canal 20.1.