VOZES QUE CURAM

Projeto de Coral visa levar música para internados no HGR

Coral Vozes Que Curam realizou sua apresentação inaugural durante as comemorações alusivas ao "Dia dos Pais do Hospital Geral de Roraima”, no dia 08 de agosto do ano passado

Coral Vozes que curam em apresentação no HGR (Foto: Arquivo Pessoal)
Coral Vozes que curam em apresentação no HGR (Foto: Arquivo Pessoal)

Idealizado no ano passado, o projeto de Coral Vozes que Curam busca levar músicas confortantes para pessoas que estão internadas no Hospital Geral de Roraima (HGR). A farmacêutica Maristela Moura, explica como começou a iniciativa e a importância de apoio financeiro ao projeto.

Foi no início de 2023 que funcionários do HGR se mobilizaram para tentar levar alegria para quem estava internado na UTI do hospital através da música. Maristela conta, que em torno de quatro funcionários com afinidade para canto se interessaram pela iniciativa, mas que na época a gestão do hospital não tinha um suporte para a equipe.

Segundo Maristela, os funcionários decidiram então fazer aulas de canto particular e foi ai que alguns alunos do curso também se interessaram em participar do projeto.

“A gente foi convidando e de repente tínhamos um coral formado. São 33 pessoas, foi criando corpo o coral e veio a ideia de criar o Vozes que curam”, relatou a farmacêutica.

Maristela é idealizadora do Vozes que Curam (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

Primeira apresentação no Hospital

A tão sonhada apresentação no HGR veio no meio do ano, o Coral Vozes Que Curam realizou sua apresentação inaugural durante as comemorações alusivas ao “Dia dos Pais do Hospital Geral de Roraima”, no dia 08 de agosto do ano passado. O recital foi realizado através de uma parceria com o Projeto de Humanização da Gerencia de ensino e Pesquisa do Hospital.

A partir do interesse de diversas pessoas, o Coral se transformou em um projeto de inclusão social que oferta aulas gratuitas de canto para pessoas interessadas e que visa a apresentações em hospitais e eventos sociais afim de levar a música e a arte para aqueles que não tem acesso.

“Nós pretendemos curar as pessoas, a nossa cura é voltada para a alma, para a mente, para a falta de cultura, o preconceito”, enfatiza Maristela.

Formação do Coral Vozes que Curam após apresentação inaugural (Foto: Arquivo Pessoal)

O projeto é sem fins lucrativos e sobrevive através de doações, uma forma de ajudar é contratando o coral para apresentações particulares, é que o diz a idealizadora.

“Nós ja nos apresentamos em simpósios, casamentos e outros eventos. Essa é uma forma de nos ajudar, contratando o coral. Eu ja tentei inscrever o projeto em programas de incentivo a cultura mas ainda não fomos contemplados”, relata Maristela.

Para contratar o vozes que curam você pode entrar em contato no número (95) 98122-2378.