REPERCUSSÃO

Quadrilheiros juninos repudiam novo adiamento do São João do Anauá

Duas quadrilhas juninas campeãs locais não poderão participar, o que gerou revolta por parte do segmento junino

Programação variada marca última noite do evento de 2023 (Foto: Secom-RR)
Programação variada marca última noite do evento de 2023 (Foto: Secom-RR)

Um grupo de quadrilheiros juninos divulgou nota em que repudiam o segundo adiamento do São João do Anauá 2024. Para eles, a nova data de 22 a 27 de julho representa uma “falta de responsabilidade” da Secretaria Estadual de Cultura (Secult) e do Governo de Roraima.

Isso porque, no mesmo período, dois grupos juninos locais vão representar o Estado em competições nacionais de quadrilhas fora do Estado: Amor Caipira, atual campeã do São João do Anauá e do Boa Vista Junina que vai disputar o Concurso Nacional, em Brasília; e Garranxê, vencedora da festa da Prefeitura de Boa Vista em 2023 que vai para Sergipe.

“Lamentamos ainda a decisão ser tomada sem antes conversarem com os representantes das federações que representam as 28 quadrilhas que participam do evento”, lamentou os quadrilheiros juninos de Roraima, no Instagram.

O Governo de Roraima explicou que o adiamento foi para atender as demandas do setor comercial e de prestadores de serviços locais, além de “impulsionar ainda mais a economia da região”. “A nova data do evento foi definida após análise em conjunto com parceiros envolvidos no Arraial de forma a proporcionar a melhor experiência possível para o público, artistas e comerciantes locais”, ressaltou.