Nos últimos anos, o chá de hibisco virou o queridinho das dietas, em função de suas propriedades diuréticas e antioxiantes. Seu nome vem de “Hibiscus”, um gênero de plantas famosas por suas flores exuberantes.
Uma de suas espécies, a Hibiscus sabdariffa, também conhecida no Brasil como caruru azedo, azedinha, quiabo-azedo, quiabo-róseo, quiabo-roxo, rosélia e vinagreira, é a tal planta utilizada para a produção do popular chá.
O chá de hibisco, também conhecido como “té de Jamaica” (em espanhol), “jamaican sorrel” (em inglês), “carcadè” (em italiano), “afrikanische malve” (em alemão) e “roselle” (em francês), é feito com as folhas e o cálice da Hibiscus sabdariffa, que podem ser encontrados em lojas de produtos naturais e em feiras de rua.
Benefícios do chá de hibisco
Esse chá é muito conhecido por suas propriedades medicinais, sendo indicado principalmente para a perda de peso, já que a máxima “chá de hibisco emagrece” é real, visto que ele acelera o metabolismo.
Ele também é indicado para reduzir o colesterol ruim, prevenindo doenças do coração; para ajudar o bom funcionamento do nosso sistema imunológico, visto ser rico em vitamina C; para ajudar no tratamento contra ansiedade e depressão, em função de sua boa variedade de vitaminas e minerais; e para aliviar os sintomas da menstruação, colaborando para o equilíbrio hormonal.
Como tomar o chá de hibisco
O chá deve ser tomado 30 minutos antes das principais refeições, por até 12 semanas. Não se deve, entretanto, realizar o consumo excessivo do chá de hibisco, visto que ele pode baixar a pressão arterial e pode reduzir a fertilidade por interferir na ovulação da mulher.
Ele não é indicado para gestantes, mulheres em fase de amamentação, pessoas com pressão baixa (hipotensão) ou com problemas cardíacos graves.
Como fazer chá de hibisco
O chá de hibisco é muito fácil de fazer e pode ser misturado com diversas frutas e ervas, de acordo com seu gosto. Confira o passo a passo:
1- Leve 1 litro de água ao fogo;
2- Quando a água começar a ferver, coloque 2 colheres (sopa) de hibisco, desligue o fogo, tampe e deixe em infusão por 5 minutos;
3- Coe o chá. Você pode servi-lo quente ou colocá-lo na geladeira e, quando estiver bem gelado, misturá-lo com uma laranja picada (ou outra fruta cítrica, como o limão ou a tangerina) e algumas folhas de hortelã e adoçá-lo com o açúcar de sua preferência. Fica uma delícia!
As informações são do Portal Tudo Gostoso