São Pedro, o padroeiro dos pescadores e guardião das chaves do céu, é celebrado neste sábado (29). A data católica marca o feriado municipal religioso em Boa Vista que conta com procissão fluvial, missa e arraial.
Pedro, também chamado de Simão, foi um dos Doze Apóstolos escolhidos por Jesus Cristo e é reconhecido como o primeiro Papa. Ao lado de Paulo, o apóstolo desempenhou um papel crucial na disseminação do cristianismo, especialmente em Jerusalém e Roma, onde foi martirizado sob o reinado de Nero, por volta de 64 d.C.
Pedro confirma a fé da comunidade cristã e a dirige. Durante a perseguição de Nero, foi preso e, depois, crucificado de cabeça para baixo, por seu desejo. No entanto, Paulo foi condenado à morte e decapitado pelo Tribunal romano. Segundo a tradição, o martírio dos dois pilares da Igreja [São Pedro e São Paulo] deu-se no mesmo dia: 29 de junho do ano 67.
explica o Vaticano.
Tradição em Boa Vista
Em Boa Vista, a festa à São Pedro é acompanhada de tradição. Muitos pescadores devotos do santo seguem a embarcação principal que transporta a imagem do padroeiro durante a procissão fluvial que acontece no rio Branco.
No entanto, alguns deles apenas gostam de ver e estar no momento, como é o caso de Pedro Vieira, pescador há 17 anos. “Eu sempre estou aqui, sou pescador, mas não sou devoto, e acho que é um momento que faz parte da história de Boa Vista e dos pescadores. Isso tudo é a fé, independe de você acreditar é a fé que move tudo isso”, contou na última festa de São Pedro.
Programação
A festa iniciou com noites de oração desde a última quarta-feira (26). Hoje, a igreja de São Pedro, da Paróquia São Francisco, realizará as procissões fluvial e terrestre, além da Missa em honra ao padroeiro dos pescadores e um arraial com bingo.
A procissão fluvial iniciará às 16h, saindo do Porto Marina Meu Caso até a Orla Taumanan. Ao retornar, por volta das 17h, a imagem de São Pedro será levada a pé até a igreja do bairro, para celebração da Santa Missa, prevista para às 17h30, em seguida o tradicional arraial.