RIO GRANDE DO SUL

Voos para Porto Alegre somente em setembro; o que fazer com a passagem?

A proibição de viagens acontece diante da situação de emergência que o estado do Rio Grande do Sul enfrenta após enchentes e intensos temporais

Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, está alagado e não deve reabrir, pelo menos, até setembro.  (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, está alagado e não deve reabrir, pelo menos, até setembro. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Os voos com destino ao aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, são previstos apenas para setembro, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A proibição de viagens para o local acontece diante da situação de emergência que o estado do Rio Grande do Sul enfrenta após enchentes e intensos temporais. Por tanto, como se trata de um “evento de força maior”, o que fazer com as passagens previstas para Porto Alegre?

Em primeiro momento, especialistas sugerem que o consumidor negocie com a companhia aérea a remarcação da viagem sem custo, a mudança do destino para um aeroporto próximo, o recebimento de um voucher ou a devolução integral do dinheiro. Prazos devem ser acordados por se tratar de uma situação excepcional.

Conforme a Anac, o passageiro não deve ser cobrado por uma eventual taxa extra, uma vez que a remarcação não é da vontade do consumidor. Além disso, a companhia pode devolver o dinheiro, não somente em crédito para uso posterior. No entanto, advogados orientam negociação, pois a empresa também não é diretamente responsabilizada pelo ocorrido.

O que dizem as companhias?

Azul

A empresa comunicou que os clientes afetados estão sendo avisados por SMS e WhatsApp. A companhia está oferecendo 150 voos extras para demais aeroportos da região, para atender demanda decorrente da interrupção da operação no aeroporto Salgado Filho.

Além de alterar sua passagem para os destinos alternativos, de acordo com a disponibilidade, os passageiros podem solicitar o cancelamento da passagem e deixar o valor em crédito na companhia.

Gol

A Gol está possibilitando deixar o valor da passagem em crédito ou pedir reembolso integral. Na área de Minhas Viagens do site da Gol, clientes também podem mudar a origem ou destino de Porto Alegre até 30/05 para sete aeroportos da região Sul:

  • Florianópolis-FLN;
  • Curitiba-CWB;
  • Navegantes-NVT;
  • Caxias do Sul-CXJ;
  • Chapecó-XAP;
  • Foz do Iguaçu-IGU;
  • Pelotas-PET;
  • Passo Fundo-PFB;
  • Santo Ângelo-GEL;

Clientes que possuem bilhetes emitidos por companhias aéreas parceiras devem fazer o gerenciamento diretamente com as empresas emissoras, mas as regras de remarcação são as mesmas.

Latam

A Latam informou que os clientes podem fazer a gestão dos bilhetes de/para Porto Alegre na seção Minhas Viagens do site latam.com. O passageiro poderá solicitar o reembolso integral do bilhete ou alterar sem custos a sua passagem para os aeroportos de:

  •  Florianópolis (SC);
  •  Caxias do Sul (RS);
  • Jaguaruna (SC);

*Com informações de O Globo