O Sindicato dos Garçons e demais trabalhadores no ramo de Bares, Hotéis, Restaurantes e Similares do Estado de Roraima e empresários independente do setor de gastronomia emitiram uma nota oficial nessa quarta-feira (11), reforçando que o setor foi um dos mais atingidos pela Pandemia durante todo o decorrer do ano de 2020.
O pedido feito à Prefeitura de Boa Vista, é de que o setor precisa de amparo, após o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), publicar novo decreto com mudanças nas regras de funcionamento do comércio na Capital. A principal delas é a a reabertura de bares e restaurantes até as 20h, porém, sem o consumo de bebida alcóolica no ambiente.
“Possuímos uma comissão que gostaria de ser ouvida pela prefeitura” informaram.
“Mesmo que alguns indicadores apontem para o crescimento do setor gastronômico no país, não é inteligente olhar para essa relação apenas por única via, e desconsiderar uma grande parte de um setor fundamental para as cidades: garçons, auxiliares de limpeza, e seguranças, por exemplo; que com o fechamento dos estabelecimentos ficam esquecidos e isolados nos ambientes domésticos, sem amparo. Nesse cenário, a adoção de técnicas e tecnologias voltadas à sustentabilidade (eixos econômico, social e ambiental), a exemplo dos aplicativos para pedidos e delivery resolvem apenas uma parte do problema que se agrava a cada dia, e a esfera pública insiste em fazer vistas grossas ao problema” informou por meio de nota.
A nota oficial, ressaltou uma pesquisa publicada na revista Exame (2020), da McKinsey & Co. previu que, dos mais de 650 mil estabelecimentos ativos em 2019, cerca de um em cada cinco – ou mais de 130 mil – irão fechar permanentemente em 2021.
“Uma outra pesquisa realizada pelo Sebrae (2020), apontou queda no faturamento de 92,3% das empresas entrevistadas, e que sem dúvida é um dos setores mais impactados pela pandemia e com grandes obstáculos para a retomada. Nossos profissionais senhor prefeito, precisam de amparo. E não é encerrando os trabalhos nos moldes que decidiram que ofertarão algo para as centenas de famílias em situação de risco hoje. Possuímos uma comissão que gostaria de ser ouvida pela prefeitura. Ficaremos no aguardo” informou.
Outro lado – A Folha de Boa Vista entrou em contato com o a Prefeitura de Boa Vista e aguarda o retorno.
Leia mais:
Bares e restaurantes podem reabrir, mas sem consumo de álcool – Folha…