Uma pilha de material escolar foi descartada de forma irregular ao ar livre na Escola Estadual Caranã, localizada na Rua Deco Fonteles, nº 758, em Boa Vista. A ação foi gravada em vídeo de maneira clandestina.
Nas imagens é possível ver um caminhão com a logo da Secretaria de Educação e Desportos (Seed) sendo utilizado no descarte. Homens são vistos retirando a carga da carroceria do veículo e depositando junto à uma pilha de carteiras, mesas, armários e estantes, entre outros itens. Por serem itens de madeira e ferro, em caso de chuva, os materiais podem estragar.
“O Governo do Estado descarta material escolar de forma irregular, ao ar livre, podendo aumentar casos de doenças, aumento de bichos e mosquitos da dengue”, declarou o denunciante que preferiu não se identificar.
Pilha de material escolar é vista em escola estadual (Foto: Reprodução)
ESCOLA ESTADUAL CARANÃ – Em julho de 2019, parte do teto da escola estadual Caranã desabou e feriu servidores da unidade de ensino. Em outubro do mesmo ano, a Secretaria de Educação e Desporto (Seed) informou que a unidade não recebia uma reforma há mais de 25 anos e que a estrutura física do prédio estava totalmente comprometida. Por conta da necessidade de revitalização, os estudantes foram remanejados.
Em novembro do ano passado a escola estadual recebeu R$ 3,2 milhões em emendas do deputado Jhonatan de Jesus, para revitalização do espaço.
OUTRO LADO – A Folha entrou em contato com a Secretaria de Comunicação do Governo e foi informada que a regulamentação dos bens inservíveis é de responsabilidade da Secretaria de Administração (Segad).
Confira a nota na íntegra:
A Secretaria de Educação e Desporto informa que a Escola Estadual Caranã foi interditada em outubro do ano passado em função da precária situação da estrutura física do prédio.
Os estudantes da Caranã foram remanejados para as escolas das proximidades: a Escola Estadual Fernando Granjeiro e Escola Estadual Antônio Ferreira.
No local, estão armazenados mobiliários da Escola Caranã e de outras escolas as quais estão recebendo novas mobílias. Os mobiliários que estão em condições de uso estão sendo recuperados para substituir os que estão sem condições de uso em outras unidades escolares.
Com relação aos mobiliários inservíveis, a Seed aguarda a Segad (Secretaria de Gestão Estratégica e Administração), órgão competente para regulamentar o desfazimento de bens inservíveis que, mesmo estando em condições de precariedade e desuso, a Seed não pode se desfazer sem autorização da Segad.
Veja vídeos do descarte:
Leia mais:
Desabamento de teto de copa em reforma fere servidores de escola -…