A fotojornalista Nilzete Franco, da Folha, foi a segunda colocada, na categoria Sociedade, do concurso de fotografia “DPE-RR em todo lugar: onde há Defensoria, há justiça e cidadania”, alusivo aos 22 anos de criação da Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR).
Com isso, ela receberá o prêmio em dinheiro, um certificado de premiação, um troféu comemorativo e cópia impressa da fotografia inscrita. “É um reconhecimento pelo trabalho que a gente faz com muito amor. E as coisas vão acontecendo naturalmente”, declarou a profissional, que neste mês completou cinco anos de empresa.
A foto inédita que a consagrou vice-campeã mostra detentos participando de um mutirão de atendimento jurídico, realizado pela DPE-RR na Cadeia Pública de Boa Vista – assunto retratado na reportagem “Presos recebem mutirão de atendimento jurídico na Cadeia Pública”. Conforme ela, a imagem foi criada “para mostrar a realidade” de pessoas que, muitas vezes, não entendem os direitos que têm.
Em agosto, Nilzete venceu um dos principais prêmios do jornalismo roraimense: a etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo na categoria Fotojornalismo, pela melhor sequência de fotos publicadas na reportagem “Confeiteira conquista milhões de seguidores ensinando a empreender”, que relata a história de Val Maracaipes, que em 2016 teve 40% do corpo queimado após sofrer um acidente de trabalho na cozinha de sua confeitaria.
Em virtude desse prêmio, que lhe garantiu uma viagem para São Paulo para participar de um evento voltado a soluções de mercado em hospitalidade, a fotojornalista não estará presente na solenidade de entrega da DPE, marcada para a próxima sexta-feira (16). Com isso, a editora-chefe da Folha, Dina Vieira, irá representá-la na premiação.
O concurso da DPE-RR visava despertar na comunidade escolar e no público em geral o interesse por assuntos relacionados à conscientização dos direitos humanos, da cidadania e do ordenamento jurídico.
Em texto enviado à imprensa local, o defensor público-geral em exercício, Oleno Matos, disse que os dois prêmios (fotografia e redação) alcançaram a meta de levantar uma reflexão e o debate sobre o papel da Defensoria perante a sociedade. “Ficamos felizes em ver a participação não só dos nossos membros e servidores, mas do público geral, que abraçou a nossa programação de aniversário da nossa instituição. Temos certeza que nos próximos, a participação será ainda maior”, disse.
Confira a lista de vencedores
1º Prêmio de Fotografia
Categoria Servidores da DPE-RR
- 1º Francinara Sousa Lima
- 2º Andrey Nascimento Rodrigues
Categoria Sociedade
- 1º Sandra Maria Rocha Souza
- 2º Nilzete de Pinho Franco
- 3º Tiago Torres Da Rosa Orihuela
2º Concurso de Redação
Categoria Alunos (Ensino Fundamental)
- 1º Isabelle Cristyne Araújo de Oliveira (Escola Estadual Professora Coema Souto Maior Nogueira)
- 2º Murilo Maia de Abreu (Escola Estadual Professora Diva Alves De Lima)
- 3º Maria Júlia Assis Almeida (Escola Estadual Euclides da Cunha)
Categoria Alunos (Ensino Médio)
- 1º Thiago Silva de Oliveira (Escola Estadual Lobo D’almada)
- 2º Maria Luiza Azevedo Rocha Matos (Colégio Militar Estadual Coronel PM Derly Luiz Vieira Borges)
- 3º Thaires Edila Laranjeira Barbosa (Escola Estadual Ana Libória)
Categoria Escola
- 1º Escola Estadual Euclides da Cunha
- 2º Escola Estadual Professora Coema Souto Maior Nogueira
- 3º Colégio Estadual Militarizado Professora Maria Nilce Macedo Brandão