Cotidiano

Yanomami feridos em ataque a tiros passam por cirurgia no HGR

A terceira vítima, o agente de saúde Ilson Xirixana, de 36 anos, morreu após receber um tiro na cabeça ainda no sábado (29). Ataque ocorreu na Comunidade Uxiú. Garimpeiros são suspeitos.

Duas das três vítimas do ataque a tiros na Comunidade Uxiú, na Terra Yanomami, estão no Hospital Geral de Roraima (HGR) e precisaram passar por cirurgia. O caso ocorreu no sábado (29).

Segundo a Secretaria de Saúde, o indígena Otoniel Xirixana já saiu do centro cirúrgico, foi levado para um leito de pós-operatório do HGR e seu quadro de saúde é considerado estável. Já o segundo ferido, Venâncio Xirixana, segue no centro cirúrgico do HGR, com cirurgia em andamento.

A terceira vítima, o agente de saúde Ilson Xirixana, de 36 anos, morreu após receber um tiro na cabeça ainda no sábado. O corpo do indígena foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), em Boa Vista, e já passou por perícia. Conforme a Polícia Civil, está liberado aos familiares.

Desde a madrugada deste domingo, a Polícia Federal está na região para investigar e identificar os responsáveis. Garimpeiros que ainda atuam na mineração ilegal na reserva, são apontados como autores do crime. Ninguém foi identificado ou preso até o momento.

O Ministério dos Povos Indígenas informou neste domingo (30) que uma comitiva interministerial será enviada à Roraima para acompanhar as investigações e as ações de expulsão de garimpeiros ilegais do território Yanomami.