Cotidiano

Aprovados em concurso da Seed fazem protesto no Centro Cívico

Manifestantes criticam a renovação do último seletivo que contemplou 904 professores estaduais e a não convocação do quadro de reserva; objetivo principal é solicitar a convocação dos habilitados no certame

Um grupo de aproximadamente 20 professores, que foi aprovado no concurso público da Secretaria de Estado da Educação (Seed) em 2021, realiza uma manifestação hoje, 2, em frente ao Palácio Senador Hélio Campos, no Centro Cívico de Boa Vista. Eles cobram a convocação do quadro de reserva no certame.

Segundo eles, o governo renovou o último processo seletivo da Educação, que contemplou 904 professores estaduais, e não os convocou. Um dos professores, é Silvio Márcio. Ele relatou que o número de convocados foi menor do que a quantidade de vagas demandadas. “A reclamação não é só minha, e sim de todos que foram aprovados, pois acreditamos que a convocação deveria seguir a lista como está exposto no edital”, informou.

A proposta dos manifestantes é permanecer no local por 12 horas, das 7h às 19h. Se o movimento não surtir efeito, eles adiantaram que o próximo passo será realizar um acampamento no local. Os aprovados no certame afirmaram que estão dispostos a dormir em praça pública em busca da nomeação e posse.

LEIA MAIS AQUI

Aprovados em concurso da Seed pedem apoio ao MPRR para serem convocados

Professores no cadastro de reserva pedem apoio da ALE-RR para convocação 

Aprovada no concurso público para lecionar Língua Portuguesa, Vivian Carreiro está na comissão do quadro de reservas e aguarda posicionamento posicionamento do Executivo Estadual. O governo realiza nesta manhã uma coletiva de imprensa sobre reposição salarial. O grupo informou que aproveita a oportunidade para demonstrar insatisfação com o concurso da Educação do ano passado.

“Nós estamos em um movimento pacífico e a nossa grande indagação é, se tem seletivo é porque existe vaga, queremos ser convocados para atender as necessidade das demandas das escolas. No quadro de reserva somos mais de mil professores, de todas as áreas de conhecimento e com professores afastados para qualificação ou por motivo de saúde. Acreditamos que exista sim uma necessidade expressiva”, disse.


Local conta com tendas, mesas e cadeiras para acomodação dos manifestantes (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A comissão do cadastro de reserva alega que o estado renovou, recentemente, o contrato de 904 professores temporários, que fazem parte do Processo Seletivo Simplificado (PSS), ao invés de convocar os candidatos que estão no cadastro de reserva. Mesmo com a posse dos novos concursados, segundo eles, ainda restaram vagas nas escolas estaduais.