Uma cobra da espécie jiboia com pouco mais de 1 metro de cumprimento foi encontrada dentro da Biblioteca Central da Universidade Federal de Roraima (UFRR) nessa segunda-feira, 08. Animal estava entre os livros em uma das estantes do local, próximo ao material do curso de Antropologia e foi encontrado pela equipe de limpeza da instituição.
Segundo a UFRR, o animal foi retirado do local pela equipe da Prefeitura Universitária (PU). A cobra, por não ser venenosa, foi devolvida à natureza em segurança, em local distante das edificações da instituição. Não houve lesões a nenhum dos colaboradores.
A diretora das Bibliotecas da UFRR, Ângela Moreira, acredita que o animal tenha entrado no setor por meio de alguma das janelas que têm ficado abertas em função das medidas de biossegurança da Covid-19. Antes da pandemia e com a unidade em funcionamento normal, as centrais de ar eram ligadas e todas as janelas eram fechadas. Com o objetivo de evitar novos incidentes, o setor foi autorizado a fechá-las.
Atualmente também há baixíssima circulação de pessoas na Biblioteca, o que pode ter encorajado o animal a entrar no setor. “Os servidores trabalham em regime de revezamento e a unidade funciona com atendimento presencial agendado somente para professores. Aos alunos foi disponibilizado acesso à Biblioteca Digital e a realização de serviços remotos, tais como: elaboração de fichas catalográficas, orientações à pesquisa, levantamentos bibliográficos, dentre outros”, explica a UFRR.
ESPÉCIE – Jiboia é uma espécie de serpente não venenosa de porte médio ou grande que pode chegar aos 4 metros de comprimento na fase adulta. É conhecida por ser constritora, isto é, usa de estrangulamento em suas presas.
Com informações de Caíque Rodrigues
Animal foi encontrado nas estantes da biblioteca central da UFRR (Foto: Divulgação)
Servidor da instituição segura a cobra (Foto: Divulgação)
Leia mais:
Tamanduá é flagrado atravessando a Ville Roy – Folha de Boa Vista