O impacto social por meio das técnicas do mundo corporativo, ou simplesmente “empreendedorismo social”, é um dos temas destaques no 10º Prêmio Sebrae de Jornalismo, que está com inscrições abertas até o dia 5 de junho.
Diferente do tradicional, o empreendedorismo social não tem como prioridade a geração de lucros, mas sim benefícios para segmentos da sociedade ou para a sociedade em geral.
Emerson Baú, superintendente do Sebrae em Roraima, afirma que o empreendedorismo, por si, é a busca por uma realização e atingimento de metas pessoais. Já no empreendedorismo social, esta realização pessoal é alcançada através do apoio à pessoas vulneráveis.
“Este tipo de negócio em si, é um negócio de apoio. Como exemplo, uma plataforma que faz a geração de emprego para pessoas refugiadas. Eu consigo fazer o meu negócio e impactar numa população que tem necessidade. Ou, faço o reaproveitamento dos alimentos que tem nos supermercados que não são comercializados, os hortifrútis que não são comercializados, eu corto em bandeja e faço a venda mais barata para a população. Com isso, eu estou fazendo o empreendedorismo social”, explicou.
O prêmio possui quatro categorias principais (Áudio, Texto, Vídeo e Foto). Os jornalistas poderão concorrer ainda ao prêmio especial, caso abordem a temática do empreendedorismo social.
As inscrições podem ser feitas pelo site e as matérias devem ser veiculadas de 1º de julho de 2022 a 4 de junho de 2023, assim como podcasts e vídeos veiculados em plataformas digitais nesse mesmo período. O tema central do Prêmio Sebrae de Jornalismo é “A importância dos pequenos negócios para o desenvolvimento econômico e social do país”.
“A imprensa, o jornalista, é o profissional que consegue mostrar para sociedade toda a força do empreendedorismo que nós temos. Há casos brilhantes que são retratados aqui, que podem ser retratados de uma maneira que a sociedade se inspire e venha cada vez mais a fortalecer a nossa economia. Então, esse vínculo do prêmio fortalecendo o jornalismo, é para que a gente possa mostrar para sociedade que Roraima está produzindo, gera de emprego e renda, a nossa força empreendedora”, salientou Baú.
Baú destacou ainda que o Sebrae possui um portal com dados e pesquisas sobre o empreendedorismo em Roraima e no resto do país, o Data Sebrae. A plataforma pode auxiliar os jornalistas na construção das matérias que serão inscritas. Informações sobre cases de sucesso no estado, ou “personagens” para as reportagens, também podem ser cedidos pelo e-mail [email protected]r.