Cotidiano

Furto de cabos elétricos compromete abastecimento de água no interior

Mucajaí está sendo abastecida pelos oito poços artesianos ativos, que não suprem a necessidade total 

Na madrugada desta quarta-feira (23), os cabos elétricos do Centro de Captação de Água de Mucajaí, foram mais uma vez furtados por criminosos, prejudicando o abastecimento de água potável na sede da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) do município. 

O sistema de captação local produz 180 mil litros/hora e está paralisado devido ao furto. A cidade está sendo abastecida pelos oito poços artesianos ativos, que não suprem a necessidade total, considerando que o Centro de Captação é que garante o fornecimento para todas as residências. 

A diretoria da Companhia já esteve reunida com autoridades do município solicitando providências em situações anteriores e instalou câmeras de segurança na extensão da ponte por onde passam os cabos que alimentam o sistema de captação, o que não coibiu as ações dos criminosos. O presidente da Caer, James Serrador, lamentou o episódio. 

 “A Caer sobrevive do que arrecada. Mucajaí é um município deficitário, e esses furtos comprometem ainda mais nossa operação na cidade. É crucial que as forças de segurança façam rondas naquele local e que a prefeitura fiscalize os ferros velhos para combater esse crime contra a administração pública. Faremos todos os protocolos junto à Polícia Civil, a empresa não suporta esses prejuízos constantes”, pontuou James. 

O caso será registrado junto à Polícia Civil e a equipe técnica da empresa está se deslocando de Boa Vista até Mucajaí para fazer a reposição dos cabos para reativação do Centro. A previsão é que o serviço seja concluído ainda hoje.