A avaliação do boletim epidemiológico com dados diários da covid em Roraima demonstrou que há um atraso de pelo menos dois dias para contabilizar os mortos pela doença aos sábados e domingos. A demora se repetiu nos últimos quatro finais de semana.
A avaliação feita pela FolhaBV iniciou na última sexta-feira de janeiro, quando o estado contava com 856 óbitos. Os dados do boletim epidemiológico permaneceram o mesmo no sábado e domingo. Na segunda-feira houve um aumento de um caso (857 mortes) e na terça-feira, 02, o índice subiu em 20 casos (871 mortes).
Na sexta-feira seguinte, Roraima contava com 896 óbitos e permaneceu com os dados inalterados pelo sábado, domingo e segunda-feira. Na terça-feira, 09 de fevereiro, o número aumentou para 924 mortes (28 casos).
O mesmo ocorreu na outra sexta-feira quando o estado contava com 976 mortos. O boletim epidemiológico apontou que Roraima permaneceu com o mesmo número de mortes no sábado e domingo. Na segunda-feira seguinte o percentual subiu para 995 óbitos (19 casos).
Neste último final de semana, os dados também se mantiveram na mesma desde sexta-feira. O boletim apontou que Roraima contava com 1.037 mortes pelo coronavírus e os números permaneceram os mesmos no sábado e domingo, mesmo com o registro de falecimentos por parentes de vítimas nas redes sociais e por funcionários da rede estadual de saúde.
Percentual de mortes permanece o mesmo aos finais de semana e sobre consideravelmente na segunda ou terça-feira (Gráfico: FolhaBV)
Sesau diz que dados são atualizados conforme municípios
Sobre o atraso na contabilização de mortes aos sábados e domingos, a Secretaria de Saúde informou que os óbitos ocorridos durante o fim de semana são inseridos no Boletim Epidemiológico a partir de segunda-feira, “uma vez que só após a inclusão das informações, pelos municípios, no Sistema SIM (Sistema de Informação de Mortalidade), é que os dados podem ser consolidados no Boletim Epidemiológico”.
A Sesau reitera ainda que o Boletim Epidemiológico faz apenas a consolidação e divulgação das informações “após a atualização no Sistema pelos municípios”.
Prefeitura de Boa Vista confirma que não repassa dados aos finais de semana
A FolhaBV entrou em contato com a Prefeitura de Boa Vista, município com a maior concentração de óbitos por covid em Roraima, para saber como é feito o repasse de informações para o estado.
Em nota, a PMBV informou que os dados são repassados ao Estado, através do Sistema de Informação de Mortalidade – SIM, “de segunda a sexta-feira, até as 17h”. Ou seja, não há repasse de informações da Capital aos finais de semana.
Leia mais:
Roraima tem aumento de internados e registra mais 212 casos – Folha…