Cotidiano

Cobra é encontrada na Biblioteca Central da UFRR

Animal foi encontrado em cima dos livros em uma das estantes da biblioteca e foi solto na natureza

Uma cobra da espécie jiboia com pouco mais de 1 metro de cumprimento foi encontrada dentro da Biblioteca Central da Universidade Federal de Roraima (UFRR) nessa segunda-feira, 08. Animal estava entre os livros em uma das estantes do local, próximo ao material do curso de Antropologia e foi encontrado pela equipe de limpeza da instituição.

Segundo a UFRR, o animal foi retirado do local pela equipe da Prefeitura Universitária (PU). A cobra, por não ser venenosa, foi devolvida à natureza em segurança, em local distante das edificações da instituição. Não houve lesões a nenhum dos colaboradores.  

A diretora das Bibliotecas da UFRR, Ângela Moreira, acredita que o animal tenha entrado no setor por meio de alguma das janelas que têm ficado abertas em função das medidas de biossegurança da Covid-19. Antes da pandemia e com a unidade em funcionamento normal, as centrais de ar eram ligadas e todas as janelas eram fechadas. Com o objetivo de evitar novos incidentes, o setor foi autorizado a fechá-las.

Atualmente também há baixíssima circulação de pessoas na Biblioteca, o que pode ter encorajado o animal a entrar no setor.  “Os servidores trabalham em regime de revezamento e a unidade funciona com atendimento presencial agendado somente para professores. Aos alunos foi disponibilizado acesso à Biblioteca Digital e a realização de serviços remotos, tais como: elaboração de fichas catalográficas, orientações à pesquisa, levantamentos bibliográficos, dentre outros”, explica a UFRR.

ESPÉCIE – Jiboia é uma espécie de serpente não venenosa de porte médio ou grande que pode chegar aos 4 metros de comprimento na fase adulta. É conhecida por ser constritora, isto é, usa de estrangulamento em suas presas.

Com informações de Caíque Rodrigues

Animal foi encontrado nas estantes da biblioteca central da UFRR (Foto: Divulgação)

Servidor da instituição segura a cobra (Foto: Divulgação)

Leia mais:

Tamanduá é flagrado atravessando a Ville Roy – Folha de Boa Vista