PSDB-Cidadania lança 31 candidatos e se divide sobre apoio a Jucá e Teresa

Convencionais do Cidadania se manifestaram contra recomendação nacional da federação. Grupo tem dois deputados estaduais na disputa pela reeleição

A convenção da Federação PSDB-Cidadania foi marcada por acalorado debate em torno da recomendação nacional sobre coligar com o MDB, dos candidatos ao Senado e Governo de Roraima, Romero Jucá e Teresa Surita.

No evento realizado nesta quarta-feira (3), em um espaço de festas no bairro Jardim Floresta, o colegiado estadual aprovou o apoio à chapa emedebista por seis votos a quatro. Integrantes do Cidadania vaiaram quem se posicionou favorável à recomendação.

Antes da votação, os aliados do governador Antonio Denarium (Progressistas), deputados estaduais pelo Cidadania, Lenir Rodrigues, vice-presidente da federação, e Marcelo Cabral, ambos candidatos a reeleição, discursaram, de forma inflamada, contra a orientação nacional e foram aplaudidos pela maioria dos correligionários presentes.

“Nós exigimos respeito porque somos organizados, temos um partido que funciona 24 horas praticamente, fizemos congresso no ano passado, escolhemos convencionais, está valendo sim […]. O que querem é o nosso tempo de rádio e TV, que já é pouco. Nós vamos votar não [à recomendação]”, disse Lenir.

Cabral disse que a decisão tem que ser dos convencionais locais e se ela contrariasse a recomendação nacional e, porventura, fosse derrubada pelo diretório nacional da federação, defendeu que o ato fosse questionado na Justiça.

A presidente estadual da federação, a deputada federal Shéridan Ramos (PSDB), negou que o interesse de seu partido seria o tempo de rádio e TV dos candidatos do Cidadania, e que o apoio a Jucá e Teresa é por seguir a orientação nacional. “Independente do que façamos aqui, ainda sim estaria sujeito ao colegiado nacional”, disse, ressaltando respeito às regras de fidelidade partidária.

Questionada pela Folha sobre o tempo de televisão após a decisão, ela se limitou a dizer que a definição ficará a cargo do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR).

31 candidatos

A federação lançou nesta 31 candidatos para as eleições de 2022. São 23 nomes para concorrer vaga na Assembleia Legislativa de Roraima e oito para a Câmara dos Deputados.

Confira a lista dos candidatos da federação

Deputado federal

Fábio Vieira (Cidadania)
Isneide Nunes (Cidadania)
Luizinho do Hospital (PSDB)
Katiane Alves (Cidadania)
Santiago (Cidadania)
Thalia Ribeiro (PSDB)
Zé Rodrigues (Cidadania)
Zé Silva (Cidadania)

Deputado estadual

Antônio Pantera (Cidadania)
Carlos Wapichana (Cidadania)
Deyse Dias (PSDB)
Eberlei Costa (Cidadania)
Irmã Francisca (Cidadania)
Evandro Pereira (PSDB)
Jacildo Bezerra (Cidadania)
Jennifer Monara (PSDB)
João Picanço (Cidadania)
Júlio Macuxi (Cidadania)
Juscelino Castro (Cidadania)
Lenir Rodrigues (Cidadania)
Marcelo Cabral (Cidadania)
Maria do Satélite (Cidadania)
MC Frank (PSDB)
Meyrinha (Cidadania)
Oberdan Falcão (PSDB)
Olga Macuxi (Cidadania)
Pastor Flávio (Cidadania)
Prof. Cícero (Cidadania)
Rayenne Montenegro (Cidadania)
Sandro Campos (Cidadania)
Vanessa Ferreira (PSDB)