Política

Guiana está ansiosa por maior integração com o Brasil, diz embaixador

Entre as formas para isso acontecer, está o asfaltamento da estrada guianense que promete facilitar o escoamento da produção brasileira para outros países do mundo, com embarque no porto de Georgetown

O embaixador da Guiana, Forbes July, declarou que o país vizinho está ansioso para ampliar a integração com o Brasil. Uma das formas para isso acontecer, segundo ele, é o asfaltamento da estrada Linden-Lethem.

A obra, que está em fase de licitação, promete facilitar o escoamento da produção brasileira por via terrestre, chegando ao porto de Georgetown, capital da Guiana, de onde poderá embarcar em navios rumo a outros países do mundo.


Estrada Linden a Lethem não tem pavimentação (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

À Folha, July não soube dar uma data precisa para a Guiana concretizar o asfaltamento. “Isso depende do ministro de Obras e Infraestrutura, mas o que eu posso dizer é que vai acontecer em breve”, disse.

Em discurso no lançamento da Semana de Imunização das Américas e da Semana Mundial de Imunização, nessa quarta-feira (20), em Bonfim, Forbes July, na condição de representante do Ministério das Relações Exteriores guianense, falou do plano para ampliar o acordo de transporte de cargas e passageiros firmado com o Brasil, e dos benefícios do asfaltamento da estrada Linden-Lethem.

“Haverá oportunidades para brasileiros e guianenses dentro dessa nova visão de relacionamento. A Guiana estará aberta para investidores de áreas, como infraestrutura, agricultura, telecomunicações e energia”, afirmou.

Visita de Bolsonaro à Guiana

O embaixador confirmou que a Guiana ainda não teve previsão de uma nova ida programada de Jair Bolsonaro (PL) ao País vizinho, após a última viagem ser cancelada em virtude da morte da sua mãe do presidente brasileiro.

“Nós estamos esperando para ver o que vai acontecer este ano em relação ao período eleitoral no Brasil e, a partir daí, poderemos dizer algo. Mas no momento, não há nenhuma reunião sendo programada”, revelou.