Saúde e Bem-estar

Endomorfo: Biotipo corporal tem maior facilidade de ganhar massa muscular

Endocrinologista explica as características de quem tem o biotipo endomorfo

Você já sabe o que é o biotipo ectomorfo, ou seja, aqueles que têm dificuldade para engordar. Dessa vez, o endocrinologista Cesar Penna explica as características do biotipo endomorfo, que são aquelas pessoas com um metabolismo mais lento, porém com facilidade para ganhar massa muscular.

O  biotipo é a forma física que tem o corpo do ser humano, sendo determinado por alguns fatores que variam de pessoa para a pessoa. No caso dos endomorfos, o biotipo costuma ter as pernas largas e os braços magros, então a região mais tonificada e forte está localizada nos membros inferiores. 

“Os endomorfos correspondem ao biotipo corporal de pessoas que geralmente são mais baixas, têm o corpo mais largo e maior percentual de gordura. Seu metabolismo é mais lento do que os ectomorfos, porém a facilidade para ganhar massa muscular é maior” explica o médico.

 O organismo responde bem à alimentação, então ele consegue assimilar bem as proteínas, o que não faz necessário o uso de suplementos na alimentação.

“É importante que as pessoas com o biotipo endomorfo priorizem alimentações saudáveis com boas quantidades de proteínas, que ajudam no ganho de massa muscular. No entanto, é importante diminuir a quantidade de doces, de alimentos industrializados e de alimentos gordurosos para ajudar no emagrecimento “, explica.

Na busca por um corpo saudável, os endomorfos tem uma maior facilidade e muitas vezes são vistos como sortudos entre os biotipos corporais. “Se agregar ao biótipo uma dieta saudável com proteínas e atividade física, a pessoa terá uma vantagem a outros biotipos de corpos. ” comenta.


Os endomorfos devem priorizar o consumo de gorduras saudáveis, proteínas magras, vegetais e frutas frescas, leguminosas e cereais integrais na dieta. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

O que comer?

Os endomorfos devem priorizar o consumo de gorduras saudáveis, proteínas magras, vegetais e frutas frescas, leguminosas e cereais integrais na dieta.
“ Alimentos como iogurte natural e ovos mexidos para café da manhã, carnes magra ou peixe para o almoço, frutas como a banana e a maçã para o lanche e frango grelhado e purê de mandioca podem ser um exemplo de cardápio saudável para o endomorfo que quer manter o emagrecimento com saúde” explicou o médico.

Quais são as características do Endomorfo

Estatura mais baixa, normalmente;
Têm o corpo mais largo;
Possuem maior percentual de gordura;
As mulheres costumam ter o corpo mais curvilíneo, similar ao formato de uma pera.
 
Por Raísa Carvalho