Uma aeronave de pequeno porte que viajava do Cantá para terra indígena Yanomami desapareceu dos radares nesta quarta-feira, 03, por volta das 16h. No momento, equipes de resgate da Força Área Brasileira (FAB) buscam informações do piloto desaparecido, identificado como Liés Carvalho, de 67 anos, que viajava sozinho.
O relato é que a empresa Voare Táxi Aéreo acionou a FAB, Corpo de Bombeiros e demais órgãos de fiscalização com a informação de que havia perdido contato com uma aeronave de pequeno porte que fazia o trajeto entre o município do Cantá (hangar da empresa) e a área yanomami.
“A Voare Táxi Aéreo LTDA informa que está em curso uma operação de busca e salvamento pela Forca aérea Brasileira (FAB), da aeronave monomotor, Cesnna 206, prefixo PT KVW, de sua propriedade, a qual teve seu último contato no dia 03/02/2021, as 12h29 na região do Surucucu, área indígena yanomami”, afirmou à companhia em nota.
A aeronave foi designada para transporte de cargas e insumos das equipes de saúde do Dsei yanomami, via contrato, decolando as 11h10 do aeródromo Pouso da Águia (SWPD) no Cantá, sob comando do comandante Lies Carvalho, com destino a comunidade indígena Paapiu, com previsão de 1h20 de voo. “Foram acionados todos os órgãos competentes, conforme Plano de Resposta a Emergência (PRE), aprovado pela Anac”, disse a empresa.
Segundo informações repassadas pelos Bombeiros, uma segunda aeronave da empresa também foi enviada pra tentar localizar a primeira, mas não obteve êxito. O CBMRR destacou dois bombeiros militares especialistas em busca e resgate em aérea de mata. Devido o entardecer e a diminuição da visibilidade por conta da noite, não foi possível decolar ontem.
“Na manhã de hoje (04/02), o BMs já estavam prontos para decolar juntamente com uma equipe médica providenciada pela própria empresa. Porém, até o presente momento, a decolagem não foi realizada devido sobrevoos na região estarem sendo realizados pelas equipes do SAR (Salv Aéreo) da FAB”, explicou o CBMRR.
Leia mais:
Duas aeronaves caem em menos de 24 horas em Roraima – Folha de Boa…