Um policial militar foi conduzido à sede da Polícia Federal (PF), junto com mais quatro pessoas, durante uma ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de combate ao garimpo ilegal na BR-174, em Roraima. O trabalho ocorreu nessa quinta-feira, 10.
De acordo com a PRF, a equipe abordou um caminhão que transitava pela rodovia em direção a um bairro da capital. Ao realizar a vistoria no veículo, os policiais encontraram uma carga de 5 toneladas de farinha de trigo na parte superior do semirreboque e, logo abaixo, cerca de 7 toneladas de minério análogo à cassiterita.
LEIA MAIS AQUI
Casal é preso com mais de uma tonelada de cassiterita
Carga de cassiterita avaliada em quase R$ 3 milhões é apreendida em RR
Conforme apurado pela FolhaBV, a carga era levada por cinco pessoas, entre elas, um policial militar, que fazia a escolta de garimpeiros e do material.
“Os cinco envolvidos foram presos e, com eles, os agentes apreenderam uma pistola calibre .40, três carregadores, 45 munições intactas e o valor de R$ 2,3 mil em espécie”, informou a PRF.
Ainda segundo a polícia, os conduzidos tinham envolvimento no garimpo ilegal. A apreensão ocorreu após um outro flagrante da PRF, envolvendo o mesmo minério, ocorrido no fim de janeiro, em Boa Vista.
O caminhão, a carga, os envolvidos e os itens apreendidos foram encaminhados para a Polícia Federal, por se tratar de crime de Usurpação de bem ou matéria-prima da União.
Sobre a prisão do policial militar, a reportagem entrou em contato com o governo do estado e aguarda resposta.