Matéria atualizada às 12h07
Dois trabalhadores de uma empresa privada foram soterrados e morreram durante um acidente de trabalho em Boa Vista. Os óbitos ocorreram em uma obra localizada na Avenida Mário Homem de Melo, bairro Sílvio Leite. O caso foi registrado na manhã desta quinta-feira, 18.
O local estava sendo preparado para a instalação de canos de esgoto, em obra executada pela Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV). A equipe de bombeiros atuou com uma pá mecânica para retirar o barro e areia da obra de construção de cima dos trabalhadores. Uma ambulância de resgate do Corpo de Bombeiros foi acionada e uma viatura do Suporte Avançado (SAV) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com preparação de oxigênio.
Segundo informações obtidas pela FolhaBV e confirmadas pelo Corpo de Bombeiros (CBMRR), um dos trabalhadores foi retirado do local em situação de parada cardiorrespiratória e chegou a receber atendimento médico em uma ambulância, porém, os profissionais de saúde confirmaram que o mesmo estava sem batimentos cardíacos. Foi tentada a reanimação, porém, o óbito foi confirmado ainda no local.
O outro trabalhador permaneceu soterrado por mais tempo. A segunda vítima foi encontrada já sem vida. Os profissionais foram identificados como João Lira e Adriano Félix.
O coronel Turco, do Corpo de Bombeiros, prestou maiores esclarecimentos sobre o caso. “Fomos acionados através da Central 193, no bairro Sílvio Leite. Do momento do acionamento até a chegada no local da primeira viatura demorou em torno de cinco minutos. A primeira viatura fica localizada no Cambará. O trânsito estava carregado no momento. Imediatamente também foi deslocada a guarnição de salvamento, que estava em outra ocorrência, em torno de 12 a 17 minutos”, explicou.
Ele explica ainda que foi iniciada em primeiro lugar as buscas manuais, que é o procedimento a ser seguido nesse tipo de ocorrência. A análise da causa do desmoronamento ainda vai ser divulgada pela perícia, porém, a suspeita é que o acidente tenha sido causado por conta da instabilidade do terreno. “A empresa estava fazendo o trabalho de drenagem na região e o terreno estava bem instável, pelo o que a gente percebeu”, disse o coronel.
PREFEITURA – Os profissionais eram contratados de uma empresa privada, que realizava serviço de pavimentação por meio de licitação para a Prefeitura de Boa Vista. Em nota, a administração municipal lamentou profundamente o ocorrido e se solidarizou com os familiares das vítimas do acidente ocorrido no bairro Silvio Leite.
“É uma obra do município, executada por empresa terceirizada contratada por meio de licitação. A prefeitura irá notificar a empresa para que tome todas as providências e garanta toda a assistência necessária aos familiares e as vítimas, além de reforçar todos os procedimentos de segurança aos funcionários, para que acidentes assim não voltem a ocorrer em nenhuma das obras contratadas pelo município”, informou a Prefeitura.
Local foi isolado pela PMRR (Foto: Aldênio Soares)
Mais informações a qualquer momento
Leia mais:
Operário morre soterrado em desmoronamento de obra de esgoto – Folha…