Uma audiência pública para debater a cadeia produtiva do mel em Roraima será realizada nesta sexta-feira (28), às 9h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa (Ale-RR)
A produção mensal de mel é de 45 mil quilos, com uma média de 1.500 quilos por dia, somente na Cooproraimel (Cooperativa do Mel de Roraima), que possui hoje 50 cooperados. Já sabendo que o mel tem potencial de crescimento no estado, o objetivo da audiência é traçar o perfil da produção de mel, definir as dificuldades enfrentadas pelos produtores e também alternativas para que se desenvolva uma cadeia produtiva.
A solicitação de audiência foi realizada pelo deputado federal, Albuquerque (Republicanos). “Nossa produtividade hoje é considerável e temos um produto de extrema qualidade, com a chancela de ser produzido da Amazônia. Iremos trabalhar para conquistar o selo do Serviço de Inspeção Federal [SIF], necessário para exportar esse mel para outros estados e países”, informou o deputado.
O debate contará com a reunião de cooperativas e pequenos produtores, a classe política, técnicos dos Ministérios da Agricultura e Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), entre outras entidades.
+ LEIA MAIS: Apicultores exportarão mais de 50 toneladas de mel à Alemanha
Produção de mel vira negócio familiar e chega na terceira geração em RR