Matéria atualizada às 13h40
O senador Chico Rodrigues (DEM) confirmou nesta quinta-feira, 18, que reassumiu o mandato no Senado Federal. O parlamentar estava afastado das suas atividades desde outubro do ano passado, desde o desenrolar da Operação Desvid que visava investigar possíveis irregularidades e desvio de recursos públicos do combate ao coronavírus.
O senador emitiu nota de esclarecimento nas suas redes sociais informando aos senadores e senadoras que reassume o mandato. “Estou reassumindo as funções de meu mandato como senador pelo estado de Roraima, após um período de enorme padecimento pessoal, familiar e político”, diz em trecho da carta.
O senador ainda se pronunciou, pela primeira vez, sobre o ocorrido durante a operação Desvid, quando policiais federais realizaram a fiscalização na residência do parlamentar. “Por aquele momento de desespero, quero pedir desculpas a todos se não consegui manter o comportamento de equilíbrio mais adequado.(…) Posso ser criticado por diversos motivos, mas o que é fundamental, do ponto de vista do interesse público e da sociedade, é que não cometi nenhum ato ilícito”, disse Rodrigues.
O senador alegou ainda que as suas ações “podem ser rotuladas como ridículas ou lamentáveis”, mas que foram tomadas por “medo e a responsabilidade de ter de assegurar os recursos destinados ao pagamento dos funcionários” de empresa de sua família.
Reforçou, por fim, que em documentos oficiais da Procuradoria Geral do Estado (PGE-RR) e Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), consta que não houve desvio de recursos de emendas considerando que os valores ainda não foram utilizados e que permanecem na conta do Fundo Estadual de Saúde (Fundes). Em outro momento, o parlamentar ressaltou ainda que aguarda o término das investigações da Polícia Federal.
“Com a consciência tranquila, após o meu afastamento, cabe a mim agora aguardar, com serenidade, que as investigações sejam concluídas e que a Justiça se manifeste ao final de todo esse processo, e, examinando com a isenção o distanciamento que lhe são característicos, manifeste-se e ponha um ponto final nesse triste episódio”, finalizou.
Leia mais:
Operação visa desvio de emendas parlamentares para Covid-19 – Folha…
Chico Rodrigues pede afastamento do cargo de senador por 121 dias -…