Cotidiano

Um dos garimpeiros mortos em ataque à PRF e Ibama era foragido do Amapá

A informação foi divulgada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, além de que grupo responsável pelo garimpo na região seria de facção criminosa

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima emitiu nota à imprensa nesta segunda-feira (1º) dando maiores detalhes sobre o ataque à Comunidade Uxiú, na Terra Indígena Yanomami. Uma comitiva interministerial estará em Boa Vista às 16h30 para coletiva de imprensa.

De acordo como o órgão, além da morte do indígena agente de saúde, no confronto com Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante pouso na região, entre os quatro garimpeiros que morreram, um deles era foragido da Justiça no Estado do Amapá. Os corpos chegaram a Boa Vista na noite de domingo.

O ataque teria ocorrido na  região de Uaicás e está sendo investigado pela Polícia Federal e demais órgãos. O Ministério também informou que “há indícios de que uma facção criminosa controla o garimpo em que houve o confronto”. 

Após reunião de emergência convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva neste domingo, realizada no MMA, o Governo Federal determinou o reforço de todas as ações na TI Yanomami.

As ministras do Meio Ambiente, Marina Silva, dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e da Saúde, Nísia Trindade, estarão daqui a pouco em uma coletiva de imprensa na capital. Também tem previsão de estarem o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, da presidente da Funai, Joenia Wapichana, do secretário nacional de Segurança Pública, Francisco Tadeu de Alencar, do diretor para Amazônia da Polícia Federal, Humberto Freire, do diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Jair Schmitt, e do secretário especial de Saúde Indígena, Weibe Tapeba, entre outros (as) representantes do Governo Federal.

As ministras Marina Silva, Sonia Guajajara (Povos Indígenas) e Nísia Trindade (Saúde) estão em Roraima.

Está prevista para 16h30 (horário local) uma entrevista coletiva em Boa Vista.

— Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (@mmeioambiente) May 1, 2023