Mais cinco secretários estaduais deixaram os cargos no Governo de Roraima nesta terça-feira (05), completando assim o quadro de dez mudanças no 1o escalão governamental este ano, por conta das eleições 2022.
As exonerações foram publicadas no Diário Oficial do Estado do dia 1 de abril. Todos devem concorrer nas eleições deste ano. A lei determina que integrantes do Executivo devem deixar as funções em até seis meses antes do pleito.
Os secretários saem para disputar cargos para Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa A maioria será substituída por seus secretários adjuntos, mas os novos nomes dos substitutos ainda não foram divulgados.
Conforme o DECRETO Nº 611-P, DE 1º DE ABRIL DE 2022 deixam os cargos os seguintes secretários:
EDILSON DAMIÃO LIMA, deixou o cargo de Secretário de Estado da Infraestrutura onde estava desde o início do governo Denarium. Servidor concursado de carreira do governo é apontado como o candidato a vice governador na chapa de Antonio Denarium
MARCOS JORGE DE LIMA, deixou o cargo de Secretário de Estado da Fazenda que ocupava desde setembro de 2020 e vai disputar uma vaga como deputado estadual pelo Republicanos
VALDEILSON DA SILVA, mais conhecido Deilson Bolsonaro deixa o cargo de Secretário de Estado Extraordinário de Relações Federativas e deve disputar uma vaga na Câmara Federal pelo Progressistas. Ele virou secretário em setembro de 2021
JOSÉ LURENE NUNES AVELINO JUNIOR, foi exonerado do cargo de Secretário Adjunto de Estado da Segurança Pública e deve concorrer a uma vaga como deputado federal.
AERTON DE SOUSA DIAS, saiu do cargo de Secretário Adjunto da Gestão do Sistema Educacional, da Secretaria de Estado da Educação e Desporto e também vai disputar uma vaga na Assembleia Legislativa. Ele é pastor e se filiou recentemente ao PRTB.
Outros secretários que deixaram o cargo
Desde o início do ano, o governo de Roraima tem feito mudanças significativas em seu quadro de secretários por conta das eleições 2022. Já deixaram os cargos desde janeiro, os seguintes secretários:
LUCIANO CASTRO deixou em fevereiro o cargo de titular da Secretaria das Cidades e vai concorrer a uma vaga como deputado federal cargo que ocupou por seis mandatos.
ALUÍSIO NASCIMENTO – Que estava a frente da Secretaria de Agricultura desde fevereiro de 2021 deixou o cargo em fevereiro de 2022 para disputar uma das vagas a deputado federal pelo Republicanos.
IGO BRASIL – Deixou o Departamento Estadual de Trânsito também em fevereiro e vai disputar uma das vagas a deputado estadual pelo Podemos.
HERBERT AMORIM – Deixou a delegacia geral de Polícia Civil em janeiro para concorrer a uma das vagas na Câmara Federal
ZÉ HAROLDO – Deixou o Iper em janeiro para concorrer a uma das vagas como deputado federal