Política

Comissões da Câmara analisam resultados de visita a Roraima nesta quinta

Encontro terá representantes da PF, Funai, MPF, ACNUR, DPU e Dsei Yanomami. Parlamentares federais acompanham denúncias de crimes no território indígena

A comissão externa que acompanha as violações de direitos contra indígenas da Terra Yanomami e a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, ambas da Câmara dos Deputados, vão se reunir nesta quinta-feira (2), a partir das 9h (local), em Brasília, para analisar os resultados da diligência realizada no mês passado, em Roraima.

LEIA MAIS

Garimpeiros prometem bloquear BR-174 em caso de operação contra o garimpo
Governo volta a ser obrigado a combater crimes ambientais na TI Yanomami

Os debatedores confirmados na reunião são:

Paulo Teixeira de Souza Oliveira, delegado da Polícia Federal (PF);
Geovanio Oitaia Pantoja, representante da Fundação Nacional do Índio (Funai);
Alisson Marugal, procurador do Ministério Público Federal (MPF);
Jan Jarab, representante regional do Alto Comissariado das Nações Unidas (ACNUR) no Brasil;
Renan Vinícius Sotto Mayor, defensor público federal;
Ramsés Almeida da Silva, coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Yanomami.

Deputados e senadores acompanham as denúncias de que uma menina yanomami de 12 anos teria sido estuprada e morta por garimpeiros. O caso ganhou repercussão mundial e culminou em um movimento chamado “Cadê os Yanomami?”, que teve apoio de políticos e artistas que usaram as redes sociais para cobrar a apuração do caso.

Mas a PF revelou que a denúncia dos crimes supostamente ocorridos na comunidade Aracaçá, na Terra Yanomami, em Roraima, foi baseada em informações desencontradas que levam “a crer que esse ilícito não ocorreu”.

Na visita a Roraima, parlamentares federais pediram ações imediatas para conter o garimpo ilegal na região e reivindicaram mais estrutura aos órgãos públicos para uma fiscalização permanente na Terra Indígena, que possui de mais de nove milhões de hectares.